Dicas para curtir um carnaval seguro e
 divertido para as crianças

Crianças com problemas respiratórios precisam de mais atenção nos cuidados


Confete e serpentina são alguns dos ingredientes para alegrar a festa de carnaval dos pequenos. Espumas, sprays coloridos e maquiagens são outros que não podem faltar. Tudo fica lindo, colorido e animado. Ficar doente ou ter uma crise de asma em meio a folia não é legal e ninguém merece! Esse é um dos fatores de risco ao usar esses produtos em crianças com diagnóstico de doenças respiratórias.

Vou explicar melhor. Alguns produtos podem ser gatilhos para novas crises de asma, por exemplo, pois em suas composições possuem substâncias tóxicas e ou irritantes para as crianças com pré-disposição. Antes de sair sambando ou dançando nos bloquinhos e bailes de carnaval, fale com o pneumologista que cuida da saúde de seus filhos para orientar quais os melhores produtos ou conduta adotar para que eles não fiquem de fora.


Vejam as minhas dicas para um feriado animado e divertido com segurança

- Antes de sair de casa, certifique-se que está tudo em ordem com a criança.
- Não use maquiagens e acessórios sem procedência e com certificado de segurança dos respectivos órgãos fiscalizadores.
- Para crianças com diagnóstico de doenças respiratórias, evite o uso de sprays, espumas, brilhos, batons, perfumes e itens potencialmente favoráveis a incidir novas crises.
- Procure usar roupas confortáveis, assim como os calçados. Lembre-se que as crianças se cansam rápido e tendem a ficar enjoadas com algo que incomoda no corpo. 
- Use filtro solar, mesmo nos dias nublados. Leve uma troca de roupa e calçados na bolsa para quando a criança não quiser mais ficar com a fantasia.
- Leve junto, na mochila, um kit de alimentação saudável, que pode conter frutas in natura (sem a necessidade de refrigeração), água (muitas garrafas) e lanches de fácil digestão – evite alimentos gordurosos.
- Para as crianças menores de um ano, se possível, evite a exposição. Elas ainda não possuem maturidade imunológica e podem ser vítimas de viroses e outras doencinhas comuns à idade.
- Crianças menores de cinco anos também devem ter restrições. Evite locais muito cheios, sem ventilação e sem estrutura para elas. A imunidade delas também ainda não está totalmente desenvolvida. Certifique-se de que as vacinas estão em dia!
- Para as maiores e adolescentes, fiquem atentos quanto a sensibilidade de determinados produtos e acessórios. Evite deixá-los perto de pessoas fumantes, locais com ar condicionado e ambientes insalubres. Banheiros químicos tendem a ser opção nas ruas, mas, geralmente, não possuem higiene para comportar o grande número de usuários e se tornam canais de contaminação.
- Respeite a vontade de seus filhos se não quiserem usar fantasias e ou irem nos bloquinhos e bailinhos da escola, rua ou condomínio. Algumas crianças preferem ficar de fora da bagunça. Aproveite para descansar e ou curtir um passeio mais tranquilo em família. O mais importante é passar o período feliz, ao lado de quem se ama! Bom carnaval!


Texto: dra. Fernanda Bombarda – CRM: 95033 – Pneumologia Infantil
Consultório: Av. Nova Cantareira, 291, sala 84 – 8ª andar – Tucuruvi – SP
Facebook: dra.fernanda.bombarda.pneumologia.infantil
Instagram: @drafernandabombarda
11-2631-6679 - drafernandabombardapneumo@gmail.com
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves - MTB 48326
contato@jcgcomunicacao.com
11-4113-6820 / 11-98092-6021