Secretaria de Agricultura comemora Dia das Crianças com atividades gratuitas sobre alimentação saudável, em São Paulo

Cuidar da alimentação de uma criança garante os nutrientes, em quantidade e qualidade, para uma boa saúde e crescimento. E mais! Alimentar-se bem pode ser saboroso e muito divertido! Com o objetivo de prevenir a obesidade infantil, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), preparou um evento especial em comemoração ao Dia da Criança, com uma série de atividades gratuitas voltadas à educação alimentar e nutricional, no Parque da Água Branca, Zona Oeste de São Paulo, nos dias 11 e 12 de outubro de 2015, das 10 às 17h.

O evento faz parte da programação da XXII Semana de Alimentação – Semeando Saúde, e terá ações interativas que abordarão a alimentação saudável para crianças e adultos durante o dia todo.

Nutricionistas e técnicos da Codeagro realizarão oficinas de sucos naturais e de hortas caseiras com ervas frescas, estimulando a prática do plantio entre os jovens, que poderão levar para suas casas mudas de ervas aromáticas.

Além disso, haverá degustação de alimentos saudáveis com baixo teor de sódio, um dos grandes vilões da obesidade infantil, como espetinhos de frutas, pão de mandioquinha, e brigadeiro sem leite condensado.

As crianças ainda poderão assistir à apresentação de teatro sobre a correta alimentação, organizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de diversas atividades incentivando o consumo de frutas.

O mesmo dia, a Secretaria de Agricultura fará um demonstrativo o projeto “Horta Educativa”, que tem como madrinha a primeira-dama Lu Alckmin.

Horta Educativa é considerado um programa pedagógico para a compreensão de relação com o meio ambiente, além de trabalhar para o desenvolvimento de cidadania e o conceito de alimentação saudável, qualidade de vida, a fim de evitar que essas crianças tenham alto índices de obesidade no curto, médio e longo prazo.

 O projeto é realizado por meio de parceria entre a secretaria de Agricultura e o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp).

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, ressaltou que o evento ensinará às crianças que comer bem pode ser divertido, assim como estimulará os pais a melhorarem os hábitos alimentares na família. “O exemplo vem de cima. É o pai que ensina ao filho as principais lições que levará para a vida. Quando falamos em educação nutricional, o foco é na família. Os pais muitas vezes comem tão errado quanto as crianças, mas não se dão conta disso. Por isso, atendemos as diretrizes do governador Geraldo Alckmin ao estimular a família a seguir o caminho saudável, agregando qualidade de vida”, disse.


XXII Semana de Alimentação
A XXII Semana de Alimentação – Semeando Saúde segue até o dia 18 de outubro com uma programação especial voltada à alimentação saudável, com palestras, mesa redonda de debates e a entrega do Prêmio “Josué de Castro”, além da participação no VI Festival de Gastronomia Orgânica, no Parque da Água Branca, de 16 a 18 de outubro, reunindo as principais tecnologias e inovações de segurança alimentar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O Parque da Água Branca fica localizado na Av. Francisco Matarazzo, 455 - Perdizes, São Paulo – SP.


Serviço
Dias 11 e 12/10 - Espaço Criança
Atividades interativas que abordam a alimentação saudável para crianças
Local: Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455 - Perdizes, São Paulo – SP
Horário: das 10h às 17h.

Fonte: assessoria de imprensa