SP promove ‘força-tarefa’ para vacinar 4,5 milhões contra hepatite B

Vacina está disponível no SUS para pessoas com até 29 anos de idade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir desta semana uma “força-tarefa” em todo o Estado de São Paulo para imunizar mais de 4,5 milhões de paulistas contra a hepatite B.

Voltada para pessoas com até 29 anos de idade, o objetivo da ação é aproveitar o período de férias para proteger a população contra a doença, principalmente adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Apesar da vacina se encontrar disponível gratuitamente nos postos de saúde de todo o Estado, dados da Secretaria apontam que apenas 67% da população entre 15 e 29 anos estão imunizados contra hepatite B.

Disponível desde 1998 no calendário de imunização do Estado de São Paulo, a vacina contra hepatite B também passou a ser aplicada, desde 2012, em pessoas com idade entre 25 e 29 anos.

“A vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. Por isso é muito importante que as pessoas aproveitem este período para colocar a carteira em dia”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além da população com até 29 anos de idade, a vacina contra hepatite B está disponível gratuitamente para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos e profissionais de saúde, entre outros.

Para ficar completamente protegido contra a doença é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. A terceira, após seis meses.

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo


Receba nosso News Letter

Anuncie aqui

Saiba mais: 11-4113-6820