Bom Retiro 958 Metros, com nova temporada



A partir de 17 de janeiro o Teatro da Vertigem inicia nova temporada da peça “Bom Retiro 958 metros”, que segue até o dia 24 de fevereiro de 2013. O espetáculo, com direção de Antônio Araújo e dramaturgia de Joca Reiners Terron, propõe o espaço urbano como campo de experimentação artística e convida o público para uma caminhada cênica no bairro paulistano, participando de um trajeto urbano que inclui um centro de lojas, ruas, calçadas, cruzamentos e um teatro já esquecido pela população da cidade.

"Bom Retiro 958 metros" reflete o próprio histórico de criações do Vertigem: uma investigação de espaços públicos para a encenação de seus espetáculos, buscando um diálogo concreto com a cidade de São Paulo, que se transforma em um verdadeiro palco, um cenário para os personagens ambíguos e divagantes nas ruas do Bom Retiro. 

Um crackeiro à procura de sua pedra filosofa e contrapõe a lucidez e a loucura, uma consumidora perambula entre as lojas à procura do vestido perfeito, um manequim imperfeito procura emprego nas vitrines das lojas onde tudo é perfeito, uma costureira boliviana reflete sobre sua própria condição de vida e trabalho. Situações que poderiam ser reais, encenadas em um lugar real.

Este personagens refletem o próprio Bom Retiro, uma das mais importantes “portas de entrada” de São Paulo, além de ser um polo significativo da multiculturalidade desde início do século XX até hoje. Tomando como ponto de partida tais aspectos, o Teatro da Vertigem pretende materializar cenicamente o diálogo e o confronto entre os diferentes grupos étnicos ali residentes.

Sobre O Teatro da Vertigem: foi criado em 1991 na cidade de São Paulo, desenvolve um trabalho artístico com base em elementos característicos, que vão desde a utilização de espaços não convencionais da cidade, passando pela criação de espetáculos a partir do depoimento pessoal dos seus integrantes e de processo colaborativo entre atores, dramaturgo, encenador E demais criadores, até a pesquisa sobre os processos de interferência na percepção do espectador.

Ficha Técnica:
Dramaturgo Joca Reiners Terron / Concepção e Direção Geral Antônio Araújo / Co-direção Eliana Monteiro / Atores: Luciana Schwinden; Mawusi Tulani; Roberto Audio; Raquel Morales; Sofia Boito; Conrado Caputto; Kathia Bissoli; João Attuy; Icaro Rodrigues; Beatriz Macedo; Naiara Soares; Renato Caetano; Elton Santos. / Atriz convidada residente Laetitia Augustin-Viguier / Desenho de luz Guilherme Bonfanti / Direção de Arte Carlos Teixeira / Co-direção de arte Amanda Antunes / Figurinos Marcelo Sommer / Imagem Grissel Piguillem / Trilha Sonora original Erico Theobaldo e Miguel Caldas / Produção Executiva Stella Marini / Direção de Produção Teatro da Vertigem e Henrique Mariano.

Serviço:
Bom Retiro 958 Metros
Reestreia 17 de janeiro de 2013 - temporada até 24 de fevereiro de 2013
Ponto de encontro: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Fone para informações 11 3255 2713
Temporada Quinta a sábado às 21h domingo às 20h (a produção recomenda ao público que chegue 15 minutos antes do início para a locomoção até o local do espetáculo)
Ingressos R$ 30,00 inteira – vendidos somente pelo telefone 11 40035588, site www.ticketsforfun.com.br (os ingressos NÃO SERÃO vendidos no local)
Promoção de ingressos Meia para estudantes, aposentados, e 50% de desconto para clientes do cartão Petrobras (na compra de até 2 ingressos)
Lotação 60 lugares Duração 110 min sem intervalo
Informações IMPORTANTES ao público: O público será recepcionado na Oficina Oswald de Andrade, para, na sequência, ser encaminhado ao local do espetáculo. Recomenda-se aos espectadores ir com sapatos confortáveis e sem bolsa ou sacola, e, em dias de frio, ir agasalhado. O espetáculo será cancelado em dias de chuva.

Fonte: Canal Aberto Assessoria de Imprensa