Violência contra a Mulher: 
A volta ao mundo em busca da sobrevivência 
Advogada vítima de relacionamento abusivo relata como viajar salvou sua vida
    
O que fazer para se livrar de diversas ameaças de morte? Por medo, muitas pessoas deixam de denunciar e simplesmente fogem para preservar suas vidas. Esse foi o caminho trilhado por Silvia Mantovani, advogada que morava na Espanha e, cansada de ser perseguida e sofrer ameaças por parte de seu ex-companheiro, decide mudar de trabalho, de cidade e de país. Essa mudança completa de vida, hoje, tornou-se inspiração para Silvinha – como gosta de ser chamada – escrever o livro 40 antes dos 40 – Um passaporte salvou minha vida (Editora Feliz) e contribuir com sua história a mostrar que sempre é tempo de reconstrução e recomeço em nossas vidas.
O livro mostra um término de relacionamento até então amigável, mas que logo ganha ares de perseguição e chantagem. A autora acaba por ficar sem teto e sem seus pertences, confiscados por seu antigo parceiro e que só aceita devolve-las sobre ordem judicial. Alojada na casa de amigos, com pouco dinheiro e movida por um impulso, ela então decide viajar para Roma e nesta viagem entende que precisa voltar ao ponto de partida e buscar a felicidade interior já perdida há muito tempo. 
“Saí da relação com a roupa do corpo e mais nada! Recomecei minha vida do zero. Foi aí que surgiu a ideia do meu projeto de vida” – Silvinha Mantovani
 
Inicia-se então a trajetória que nomeia o livro: Perto de completar 40 anos, Silvinha decide que irá conhecer 40 países antes de atingir a idade “limite” dos 40. Ela então consegue atingir a marca e coleciona ricas histórias de reflexão e encorajamento descritas nos oito capítulos deste livro (nomeados por cidades e histórias que marcaram sua trajetória).
40 antes dos 40 é uma amostra de que nuca é tarde demais para sonhar em uma história que mostra se superação e inspiração para quem teme por recomeços e para romper um relacionamento falido e abusivo. Para aquelas que pensam estar no fundo do poço sem direito a uma nova chance de ser feliz, Silvinha mostra como um passaporte foi seu salva-vidas e que cada um pode encontrar abrigo em algo que ama. “O objetivo maior é ajudar outras mulheres a sair dessas relações venenosas; seja através do ato de viajar, de estudar, mudar de emprego ou o que mover seu coração”, conclui Silvinha.
 
Sobre a autora:
Silvinha Mantovani hoje tem 41 anos, é formada em Direito e já viajou para mais de 50 países e realizou mais de 300 viagens. Começou a trabalhar aos 12 anos para ajudar a família e manter-se longe do clima hostil que era morar com um pai alcoólatra e violento. Deixou o Brasil em 2006 para cursar MBA fora do país e nunca mais voltou a morar no Brasil. Hoje trabalha como conferencista e faz da sua bagagem seu lar.
Serviço
Autora: Silvinha Mantovani (@40antesdos40)
Título: 40 antes dos 40 (Editora Feliz)
Lançamento: Dia 07 de Março de 2020 – às 12h00
Local: II Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes (Teatro Santo Agostinho: Rua Apeninos, 118 – Liberdade)
Editora: Feliz
Preço: R$49,90

Fonte: assessoria de imprensa