Antibióticos X Cáries no Dente

Antigamente era comum as pessoas agregarem 
problemas dentários com o uso de medicamentos 


Por Dra. Kelly C. O. Fardin 
 Pediatra e Puericultura - CRM:113845

Em algum momento da vida você já deve ter ouvido falar que antibióticos podem causar cárie. Trata-se de um mito criado por conta do sabor adocicado dos medicamentos, que possuem esta característica para “convencer” as crianças à tomarem. Neste texto pretendo explicar um pouco mais sobre essa falsa verdade e esclarecer dúvidas sobre o assunto. 

Como surgem as cáries: 
A cárie é uma doença bucal e multifatorial, ou seja, precisa de microrganismos (bactérias) para se desenvolver, aliada a falta de higienização, alimentos ricos em açúcar e um hospedeiro (dente). E ela não aparece de um dia para o outro, requer tempo também para que isso ocorra. Por isso é importante o reforço da escovação após cada refeição e quando há consumo de doces e derivados, incluindo medicamentos açucarados para os pequenos. 

Presença de açúcar nos medicamentos:
É importante dizer, ainda, que o princípio ativo dos medicamentos não é o causador de problemas dentários. Muitos xaropes e antibióticos infantis possuem, em sua formulação, a sacarose, substância que propicia o sabor adocicado. Também, concentram alta acidez e, quando negligenciada a escovação, pode prejudicar o esmalte do dente e consequentemente ocasionar problemas dentários.

Então os antibióticos não causam cáries? 
A grande maioria dos antibióticos, cerca de 99% deles não provocam cáries. No entanto, é preciso seguir as indicações médicas quanto a sua administração (doses) e períodos contínuos. Não esquecer de escovar os dentes e manter a higiene bucal. Existe um tipo chamado de tetraciclina que é capaz de alterar a estética dental, enfraquecendo o esmalte dentário, deixando-o com um tom acinzentado e dificilmente é indicado para crianças até os sete anos de idade e para gestantes, pois pode influenciar na formação dental do feto após o quarto mês de vida intrauterina. 

Considerações finais: 
Antes de acatar quaisquer comentários falsos sobre o uso de antibiótico x cáries, fale com o pediatra da criança e tire suas dúvidas. É importante garantir esclarecimento para todas elas e assim, seguir com segurança os tratamentos indicados pelo médico. Nunca automedique a criança e tão pouco mude a quantidade e ou horário do remédio sem prescrição médica. Se esquecer uma dose, fale com o médico e veja quais as indicações. E, o mais importante: escove o dente das crianças com frequência, pois elas não o fazem com precisão. 



Sobre a dra. Kelly C. O. Fardin: é pediatra e puericultura, com pós-graduação em Nutrição Materno Infantil, Consultora do Sono Infantil e Instrutora de Shantala. Atuou como médica pediatra e de emergência nos principais e mais renomados hospitais de São Paulo. Atualmente atende em consultório particular na Rua Voluntários da Pátria, 2128 – Sala 11 – Santana – SP – Fones: 11-2283-3865 / 11-2959-3554 / 11-98303-5786.