Com processo seletivo inovador,
empresa abre vagas destinadas exclusivamente a mães

Empresa de grande porte tem como objetivo promover a reinserção
de mulheres que são mães no mercado de trabalho com jornadas flexíveis


De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), compilados a partir da Pesquisa Econômica por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE, a taxa de desemprego feminino foi de 15% no primeiro trimestre de 2018 e ficou bem acima do percentual registrado entre os homens, de 11,6%. A renda feminina recuou 0,4% enquanto a masculina teve alta de 1,7%.
Para as mulheres que são mães, o cenário é ainda mais delicado. Segundo o IBGE, entre aquelas que tiram licença-maternidade, 48% não estão mais trabalhando após o período de um ano. Os motivos da saída incluem a falta de flexibilidade, discriminação, falta de empatia dos empregadores ou o fato de não contarem com uma pessoa de confiança para cuidar da criança e não terem renda suficiente para contratar uma babá.

Com o objetivo de promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho, o aplicativo TAQE, que faz uso de inteligência de dados (Big Data) e gamificação para recrutamento, está com vagas focadas exclusivamente em candidatas que sejam mães. O aplicativo já possui histórico de promover a empregabilidade feminina. De todos os processos seletivos que realizou, 66% das pessoas contratadas eram mulheres.

O propósito das vagas para mães, que fazem parte de um projeto inovador e ainda sob sigilo de uma empresa líder de mercado com 4 mil funcionários, é fazer com que as que sejam contratadas auxiliem mulheres que estejam vivendo a maternidade pela primeira vez, oferecendo uma consultoria em todas as etapas do processo materno, da gestação aos primeiros meses de nascimento do bebê, e operando como uma extensão profissional da rede de apoio pessoal das mães de primeira viagem.

O principal requisito para se candidatar às vagas, além de ser uma mãe experiente, é ter verdadeira paixão pela maternidade e os assuntos que a envolvem. Além disso, a nova função requer que essas profissionais sejam acolhedoras, empáticas e curiosas. Como se trata de um perfil de apoio, é fundamental que gostem de compartilhar conhecimento, sejam organizadas e tenham uma rede social ativa. As candidatas selecionadas darão atenção especial para cada gestante ou mãe de primeira viagem, entendendo suas dúvidas e necessidades para trazer as soluções mais adequadas para cada caso.
As vagas são para a cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e oferecem jornada reduzida, apoio para as mães na volta ao mercado de trabalho e treinamento para a nova posição. A remuneração oferecida é em regime de CLT e inclui um valor fixo mais premiação mensal. Vale-transporte, vale-refeição ou refeitório, plano de saúde e odontológico, Gympass, descontos nos produtos da empresa e PLR anual estão entre os benefícios oferecidos. Para se para candidatar é preciso baixar o aplicativo TAQE, por meio do link: www.taqe.com.br/mamae. As inscrições se encerram em 15/01.

Sobre o TAQE
TAQE é um jogo que capacita e recomenda pessoas para o mercado de trabalho. Por meio de aulas e testes interativos, seu algoritmo compreende o perfil dos candidatos e realiza o match com a cultura e vagas das empresas. Dessa forma, empodera jovens e aumenta a produtividade das empresas.