Ceia de festas de fim de ano paraense: 
maravilhas que vão te conquistar

Dezembro chegou e, com ele, também os sabores da Ceia das festas de fim de ano. Neste período, é comum o povo paraense utilizar ingredientes típicos da culinária local para confraternizar com amigos e familiares. 

De fato a culinária do Pará é capaz de conquistar de diversas maneiras, uma vez que proporciona experiências únicas, aguçando de forma inusitada, os paladares finos. Hoje, é considerada um dos atrativos turísticos, e tem função essencial para a valorização cultural da região. Portanto, faz parte da manutenção do patrimônio, tradição e costumes do estado.

A variedade gastronômica disponível é um verdadeiro DNA, que tem a capacidade de resgatar o uso de elementos naturais, e até mesmo fazer um mix de sabores que se harmonizam e ganham holofotes quando o assunto é versatilidade, compondo uma verdadeira explosão de sabores.

Com a iniciativa de oferecer sugestões gastronômicas para ceias de fim de ano, pratos diferenciados e com os ingredientes da região norte, com ponto alto nas receitas, o Queijo Marajó Fazenda São Victor, que foi recentemente contemplado com o “Super Ouro”, na quarta edição do Prêmio Queijo Brasil, os Restaurante Lá Em Casa e Point da Tapioca de Belém do Pará (capital), propôs-se lançar algo inovador incluindo prato principal e sobremesa com elementos leves e deliciosos.

Para brindar as festividades em estilo tipicamente paraense, a Daju Artesanal, sugere uma cachaça especial de açaí, considerada uma das frutas mais populares da região norte e dos estados vizinhos da região Amazônica, que proporciona uma agradável degustação, ao saboreá-lo após a refeição.

Sugestão de sobremesa – Restaurante Lá em Casa

#Sobremesa: Mundico e Zefina

Ingredientes:

*250 g de Polpa de Cupuaçu;
*180 g de Açúcar;
*400 g de queijo de Marajó.

Rendimento: seis porções

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela o açúcar e a polpa de cupuaçu. Cozinhe mexendo sempre por mais ou menos 30 minutos. O ponto certo é quando solta todo o doce da panela. Unte com manteiga uma forma e deixe esfriar.
Corte em retângulos de mais ou menos 70 g e reserve.
Corte o queijo em fatias de mais ou menos 65 g.

Montagem:

Em um tabuleiro coloque uma fatia de cupuaçu e cubra com queijo, leve ao forno bem quente por 4 minutos para gratinar.

Dica: Sirva em seguida em prato individual.


Sugestão de Prato - Point da Tapioca


#Prato: Crepioca Marajoara
Ingredientes:
Massa 
* 2 ovos (quebrar separados);
* 2 colheres rasas de goma fresca;
* 1 pitada de sal.

Ingredientes:
Recheio 
*100 gramas de Queijo do Marajó Fazenda São Victor

Ingredientes:
Molho 
* 80 ml de tucupi pré-cozido; 
* 1 folhas de chicória;
* 1 dente de alho;
* 1/2 colher de salsa picada; 
* 1/2 colher de amido de milho;
* 1/2 colher de açúcar;
* 1/2 colher de Ajinomoto.  

Modo de preparo:

Massa
Em uma tigela coloque os ovos o sal a goma e bata com um garfo até obter uma massa homogenia. Derrame de uma só vez na frigideira de teflon de 20 centímetros de diâmetro, já aquecida a 1500 por dois minutos, e vire para o outro lado por mais dois minutos. Em seguida, coloque a metade do queijo do Marajó em cima da massa, queime um pouco com o maçarico até que derreta um pouco o queijo do Marajó. Enrole e feche a crepioca, e a outra metade do queijo do Marajó, coloque por cima da crepioca e queime novamente com o maçarico. Em cima do queijo derretido coloque o molho de tucupi cremoso. Está pronta pra servir a Crepioca Marajoara!

Molho
Em uma panela coloque o tucupi para ferver com alho e a chicória. Ferva por 10 minutos em fogo médio, e após a fervura, dissolva o amido de milho com água e acrescentar no tucupi de uma só vez. Mecha até virar um creme brilhante e reserve.

Dica: Derreta o queijo com um maçarico culinário.

Sugestão de bebida – Daju Artesanal


Sobre Queijaria Fazenda São Victor

Desenvolvida em 2006 por meio do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Queijo do Marajó, conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. Detentora do selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará, com a produção do Queijo Marajó Tipo Creme, conquistou premiações expressivas no gênero alimentício, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, “Medalha de Bronze”, no III Prêmio Queijo do Brasil, e “Super Ouro” no IV Prêmio Queijo do Brasil, em São Paulo.

Informações de serviço:
Queijaria São Victor – Fábrica de Laticínios
Endereço: Margem direita do Rio Paracaury – Salvaterra/Marajó – PA
Contato: (91) 99166-0284
Facebook:  /queijofazendasaovictor
Instagram: @queijomarajofazendasaovictor

Restaurante Lá em Casa
Endereço: Estação das Docas - Av. Blvd. Castilhos França, s/n, bairro Campina, Belém – PA
Contato: (91) 3212-5525
Facebook: @laemcasarest
Instagram: @laemcasarest

Point da Tapioca
Endereço: Av. Alcindo Cacela, 1048, esquina com a Boaventura, bairro Umarizal - Belém-PA
Contato: (91) 98232-3770
Facebook: @pointdatapioca
Instagram: @pointdatapiocapa

Informações de serviço:
Endereço: Rua Diogo Moia, 423 A
Contatos: (91) 98151-3336
Instagram: @daju_artesanal
Facebook: /dajuartesanal

Fonte: assessoria de imprensa