Tradição com toque feminino
Em vez de japoneses, uma baiana. Arilma, talentosa sushiwoman, comanda o
restaurante Yamanashi e ressalta os sabores tradicionais da culinária japonesa


Nada de cream cheese, manga e abacate. Arilma se arrepia só de pensar nesses ingredientes em algum dos deliciosos pratos que prepara. Perfeccionista, leva a ferro e fogo os ensinamentos do seu mestre, o chef Paulo Akira, professor da tradicional gastronomia japonesa. Antes de aperfeiçoar o corte do sushi e os temperos com Akira, Arilma foi para o Japão para conhecer de perto a culinária sem sotaque americano. "A concepção do restaurante foi esta. Criamos com o intuito de honrar a tradição", diz ela. Por que no plural? Desde o início Arilma contou com o apoio do experiente Milton Alves e que continua ao seu lado até hoje, como cozinheiro chef do Yamanashi. Outro motivo é que Arilma é casada com filho de japoneses. Ele fica bem longe das facas e dos peixes, mas inspirou Arilma na sua incursão pela culinária dos pais.
O resultado desta união é o aconchegante Yamanashi - província do Japão, onde se encontra o Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu que abriga o Monte Fuji. Foi lá que nasceu o pai do marido de Arilma. Localizado no Baixo Pinheiros, tem ambiente tradicional e clean. No cardápio, especialidades como o yakisoba de frutos do mar, preparado pela chef, o menrui, sopas tradicionais, entre outros pratos. E o cobiçado bluefin tuna, atum importado com sabor e textura únicos. A casa também oferece um menu  degustação com especialidades como camarão com creme de abóbora cabotia, atum com foi gras, ouriço além de sushis e sashimis.
Segurança e sabor
A exigente Arilma também cuida da segurança e do valor nutricional das receitas. Tanto que o restaurante conta com uma consultoria semanal da nutricionista Loren Cristina Pavanelli. Trabalhamos com alimentos crus. Tem que ter muito cuidado no preparo, na conservação e na escolha", diz Arilma. A escolha fica por conta da chef. Arilma começa cedo indo buscar os peixes, verduras e legumes - exatamente como acontece no Japão. "Só assim tenho certeza de que o produto está com a qualidade que prezo aos meus clientes", afirma.

Serviços
Yamanashi Culinária Japonesa
Estacionamento/Valet: (R$ 0.00) (1), Acesso para deficientes, lugares/Capacidade total (45)
Cartões de crédito: American Express, Diners, Mastercard e Visa
Cartões de débito: Maestro, Rede Shop e Visa Electron
Horário de funcionamento
Segunda: das 11h30 às 15h
Terça a Sexta: das 11h30 às 22h

Sábados: das 12h às 22h

Fonte: assessoria de imprensa