Gran Arena

Espetáculo GRAN ARENA 
resgata a história do circo da década de 40

Com personagens marcantes, o Grupo Arena Circus se
 apresenta durante o Festival Paulista de Circo, em Piracicaba

Crédito foto: Ligiane Braga

Com a proposta de relembrar o glamour e a alegria do Circo da década de 40 e 50, o Grupo Arena Circus – Complexo de Artes Circenses apresenta em seu novo espetáculo, “GRAN ARENA”, um cenário totalmente retrô, com atrações marcantes e enigmáticas de época, que, além de arrebatar multidões, ainda causava furor por dias nas cidades em que o Circo se instalava. Para esta nova apresentação, adaptada e atualizada, o público contemplará personagens enigmáticos e marcantes como a mulher barbada, o domador, o atirador de facas, a bailarina na corda bamba, a cigana com bambolês, o acrobata no monociclo, a equilibrista nos malabares, a trapezista na corda indiana, o engolidor de facas, o mágico e as rumbeiras (dançarinas).

“Nesta época não existiam muitas possibilidades de arte e onde o circo chegava, além da plateia cheia e disputada, tinha muita alegria, suspense e o glamour das personalidades circenses. O olhar das pessoas não desgrudava dos artistas e o assunto rendia para muitos dias de bate papo nas cidades. Queremos resgatar essa magia do Circo, fazer com que as pessoas deixem a tecnologia de lado – mesmo que por duas horas – e possam sentir a emoção de perto, olho no olho, como dizemos”, comenta Viviane Rabelo, diretora do Arena Circus e produtora do espetáculo. 

A “GRAN ARENA” tem classificação etária livre e é indicada para todos que gostam de arte, sobre tudo àquela realizada por pessoas e suas habilidades. “Saudosistas de plantão e ou os mais modernos vão se encantar com as atrações e com a proposta do espetáculo, que foi pensado e concebido como os das décadas de 40 e 50.  Uma oportunidade única de ‘voltar no tempo’ dentro da arte e entregar-se a alegria que só o circo pode proporcionar”, finaliza Viviane Rabelo. 

O Grupo Arena Circus – Complexo de Arte Circense está localizado na Rua Tambaú, 23 – Imirim, SP / 11 - 2236 -6796 / 11 - 98368-8800 – contato@arenacircus.com.br. Além de apresentações e shows, oferecem aulas para crianças, jovens e adultos no espaço adaptado e apropriado para a prática de atividades físicas circenses: lira, trapézio, tecido, cama elástica, monociclo, equilíbrio, arame, contorcionismo, entre outras atrações.

O espetáculo “GRAN ARENA” será apresentado no dia 8 de setembro, durante o Festival Paulista de Circo, em Piracicaba, na Lona Piolin, às 20h, localizada na Av. Maurice Alain, 454 - Parque do Engenho Central.


HISTÓRIA DO CIRCO - Inspiração do espetáculo

A história do Circo no Brasil começa no século XIX com famílias e companhias ciganas vindas da Europa. Entre suas atividades incluíam-se o adestramento de animais selvagens, o ilusionismo, as exibições com cavalos e atrações que desafiavam a vida. Há relatos de que eles usavam tendas e nas festas sacras, havia bagunça, bebedeira, e exibições artísticas, incluindo teatro de bonecos. Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. 

O circo com suas características, em geral itinerante, existe no Brasil a partir dos fins do século XIX. Instalando-se na periferia das grandes cidades e voltado para as classes populares, sua modernização não se deu em termos de espaços e equipamentos: investe no elemento humano, suas destrezas, habilidades e criatividade. Por isso, os palhaços são as figuras centrais, dependendo deles o sucesso do circo.

O circo brasileiro tropicalizou algumas atrações. O palhaço brasileiro falava muito, ao contrário do europeu, que era mais mímico. Era mais conquistador e malandro, seresteiro, tocador de violão, com um humor picante. O público também apresentava características diferentes: os europeus iam ao circo apreciar a arte; no Brasil, os números perigosos eram as atrações: trapézio, animais selvagens e ferozes.



RELEASE – GRAN ARENA – espetáculo Brasileiro
A arte circense é uma das mais antigas da história da humanidade e este ESPETÁCULO mostra a importância do resgate dos valores desta tradição. O Espetáculo “GRAN ARENA”, inspirado nos anos 40 e 50 com números de variedades e atrações renomados como apresentador de espetáculos, atirador de facas, bailarina na corda bamba, cigana com bambolês, acrobata no monociclo, equilibrista nos malabares, trapezista na corda indiana, engolidor de facas, mágico e rumbeiras (dançarinas). Cenário retrô remete ao circo antigo das décadas 40 e 50.


 Crédito foto: Ligiane Braga
    

SINOPSE DO SHOW: 


Coreografia inicial; todos os artistas
Apresentador; dono do circo
Cigana; equilibrista com bambolês
Siamesas; duble lira
O homem todo tatuado; número passeio aéreo
Dama dos ares; trapezista
Bailarina; equilíbrio sobre o arame
Mulher cobra; contorcionista e aerelista corda indiana
Mulher barbada; cômica
O homem forte; cômico
Equilibrista; equilíbrio sobre o monociclo e rola rola
Acrobata; paradas na cadeira
Coreografia final: todos os artistas




HISTÓRICO / FICHA TÉCNICA ELENCO E DIREÇÃO: 

Viviane Rabelo e Alfredo Muñoz são acrobatas tradicionais renomados e trabalharam em grandes circos: Circo Beto Carrero, Circo Garcia, entre outros. Consagrados com prêmios como Fomento ao Circo 2015 e 2016 (Secretaria de Municipal de Cultura), Prêmio Caixa Carequinha 2014 (Funarte), ProAC 2013, e com grande participação na mídia televisiva nos programas: Domingão do Faustão e Programa Silvio Santos, além de outros. Em 2010 montaram o “Grupo Arena” e realizaram vários espetáculos Brasil à fora com Brasilidades no Picadeiro, Fantasy e Magnific apresentando em shows e eventos. Participaram do Festival Paulista de Circo (todas as edições), Festival Internacional de Circo no SESC (2013), Oficinas e show - Sescs, Noite de Gala do Circo no Teatro Municipal (2014), Virada Cultural Paulistana (2013, 2014 e 2015), e finalista ao prêmio Governador do Estado de São Paulo (2014). Em 2015 Arena Circus promoveu o 1° Festival De Escolas de Circo de São Paulo, Virada Cultural, Circuito Cultural Paulista, Teatro Vivo (Teatro Sergio Cardoso), Circuito Sesc de Artes roteiro 8 – 2016, Virada Cultural no Sesc Dom Pedro e Virada Cultural Paulistana (APAA). O grupo tem uma linguagem tradicional com conceitos modernos, atualização de cenários figurinos e produção de números inéditos. 





FICHA TÉCNICA


ALFREDO MUNOZ            EQUILIBRISTA E DIREÇÃO
LINCOLN MARTINS          ACROBATA AÉREO 
RAPHAEL VALSONI         HOMEM FORTE
CESAR RODRIGUES        APRESENTADOR
VIVIANE FIGUEIREDO      MULHER BARBADA
CINTHYA RODRIGUES     ACROBATA
JESSICA CAIUBY             EQUILIBRISTA
JACQUELINE GOMES      CONTORCIONISTA
GUEMERA JORGE            ARAMISTA
VIVIANE RABELO             ACROBATA E DIREÇÃO
OZEAS BARROS              CENÓGRAFO E FIGURINISTA
SOLANGE FERREIRA      COREOGRAFA
BRUNA MORETTI             SONOPLASTIA
KENNY ROGERS              ILUMINADOR
LIGIANE BRAGA               CRÉDITO FOTOS              



SERVIÇO:

Espetáculo “GRAN ARENA”
Apresentação: 8 de setembro
Horário:  20h
Onde: durante o Festival Paulista de Circo, em Piracicaba, na Lona Piolin
Endereço: Av. Maurice Alain, 454 - Parque do Engenho Central - Piracicaba.


Para saber mais e contratar entre em contato com a secretaria do Arena Circus:
11- 2236-6796 / 94958-3571 – Falar com a Tatiana ou Joyce
contato@arenacircus.com.br / www.arenacircus.com.br 
Facebook: Arena Circus (@arena.circus.1)
Rua Tambaú, 23, Imirim, Zona Norte, São Paulo – SP




Informações para a imprensa: 
Jornalista Carina Gonçalves – MTB 48326
 carinacgoncalves@gmail.com / contato@jcgcomunicacao.com.br 
11-4113-6820 / 11-98092-6021 (Oi e Whats)