Por que ensinar programação para crianças e adolescentes?
O aprendizado de novas tecnologias e programação desperta habilidades, 
facilitando o aprendizado e o raciocínio lógico


O ensino de programação para as crianças e adolescentes está se tornando cada vez mais importante. Vivemos em uma sociedade totalmente conectada, cercada de informação e de novas tecnologias. Para auxiliar neste processo, o entendimento e a prática da programação são essenciais. Além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais da criança, como a capacidade de resolução de problemas complexos, o desenvolvimento da lógica, matemática, ciências, robótica e inglês, o ensino prepara e qualifica o jovem para o mercado de trabalho, que busca por profissionais mais qualificados para as diversas áreas de atuação. Segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de 65% das crianças que estão ingressando no ensino fundamental trabalharão em atividades que ainda não existem atualmente. Estudos demonstram que pessoas que programam possuem mais facilidade na hora de escolhas e tomada de decisões, pelo fato de ser um dos principais fundamentos presentes na área da programação e tecnologia.

De acordo com o diretor da unidade da Happy Code - escola de tecnologia e inovação para crianças e adolescente de Blumenau (SC) -, Ricardo Padoin Nenê, os games e a tecnologia avançada já fazem parte da rotina de grande parte dos jovens, e aprender a programar e criar seus próprios jogos e aplicativos faz com que a criança exerça habilidades muito importantes para o desenvolvimento humano, além disso, eles aprendem a enxergar o universo da tecnologia de uma forma diferenciada.

“Aprender a programar auxilia no desenvolvimento das crianças, contribuindo para o aprendizado em qualquer profissão que desejar seguir, seja um arquiteto, empresário, cientista, dentista ou programador”, observa Ricardo. Além disso, segundo ele, a programação é um dos principais meios de fazer a criança pensar, pois é necessário criar um meio lógico no qual o programa deverá funcionar. “Por isso, acaba sendo desenvolvido o raciocínio lógico e também ajudando na escola em outras matérias, principalmente em exatas, mas também construção de redações, história, geografia e inglês”, acrescenta.



Sobre a Happy Code

A Happy Code oferece cursos interativos capazes de introduzir os alunos em um ambiente totalmente digital e prático e atende crianças e adolescente de 6 a 17 anos. A metodologia de ensino da escola é baseada no conceito global STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), que unifica o conteúdo de disciplinas fundamentais para o aprendizado de cada criança, formando indivíduos mais capazes para lidar com os novos desafios da era digital, além de estimular o raciocínio e a capacidade de cada criança e adolescente, apropriadas para cada idade.

“Na Happy Code, o ensino é realizado através de projetos criativos, desenvolvendo competências digitais, melhorando habilidades como, o raciocínio lógico, organização de ideias, escrita, aprendizado, trabalho em equipe e entre outras”, finaliza o diretor da unidade.

Em Blumenau, a escola é a quarta do estado, e conta com os cursos de Letramento Digital com programação através do Desenvolvimento de games e aplicativos. Além disso, novos cursos serão inseridos à grade da escola como os de robótica com a utilização de drones, letramento criativo como Youtuber, modelagem 3D e letramento cognitivo com base em inteligência artificial.

Conheça: http://www.happycodeschool.com/

Fonte: assessoria de imprensa