Anéis de Cultura

Projeto Anéis de Cultura

Ação realizada pela parceria entre a Fundação Alphaville e o Teatro das Artes tem como objetivo ampliar a visão de mundo de crianças por meio da cultura e respeito ao meio ambiente
Aneis de Cultura

Depois do sucesso da primeira edição, levando mais de 160 crianças ao teatro pela primeira vez, o projeto Anéis de Cultura chega ainda maior em 2017. Buscando ampliar a visão de mundo de crianças por meio da cultura e respeito ao meio ambiente, a ação, que teve sua primeira temporada em Santana de Parnaíba, foi expandida para Barueri, na Grande São Paulo, e Paraisópolis em SP.

A iniciativa começa com uma campanha de arrecadação de anéis de latinhas de alumínio, que tem como proposta conscientizar os alunos sobre o risco do descarte incorreto de resíduos. A coleta é realizada durante um período destinado para a ação e é feita de modo coletivo, promovendo a cooperação entre os estudantes. Ganha quem arrecada mais lacres e a turma recebe como prêmio ingressos para assistir a uma peça infantil no Teatro das Artes.

Após o período de coleta, os anéis são vendidos, e o valor arrecadado é revertido para a manutenção do próprio projeto. Como encerramento, a sala vencedora deve realizar uma apresentação de fantoches sobre a peça assistida para as turmas participantes não premiadas. Dessa forma, é possível compartilhar a experiência e cultura de uma maneira divertida com os colegas, incentivando também a socialização entre os pequenos.

A segunda temporada do projeto foi inaugurada de forma surpreendente para os organizadores da iniciativa. Entre as quatro turmas participantes (entre 19 e 40 alunos cada), a menor delas, do colégio municipal Aurélio Gianini Teixeira, foi a que arrecadou mais anéis (mais de 12 quilos) e as crianças foram ao Teatro das Artes para assistir ao espetáculo A Bela e a Fera.

“A classe foi um exemplo de trabalho em equipe e cooperação, mostrando que é possível mobilizar e alcançar resultados significativos, mesmo em um grupo pequeno”, comentou Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville – organizadora do projeto.

O próximo passo será a construção e desenvolvimento da peça com fantoches feita pela turma ganhadora para os demais participantes.

No ano passado, participaram do Anéis de Cultura um total de 723 crianças, que arrecadaram 76,6 kg de anéis. Para essa nova edição, o projeto espera atingir cerca de 900 alunos da rede pública de ensino dos municípios participantes.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Caso queira contribuir com o projeto, entre em contato com a Fundação Alphaville para saber como participar pelo e-mailfundacaoalphaville@alphaville.com.br
Sobre a Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento (das pessoas e dos territórios) pautada na convivência entre todos os envolvidos. Está presente em 23 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação. Em 16 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 400 mil pessoas, por meio de seus mais de 210 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br