Cultura

Nova Sede da Mauricio de Sousa Produções é um sonho realizado!

Empresa tem cenografia com a Turma da Mônica e compromisso com a sustentabilidade


Depois de quase 30 anos no mesmo endereço, a Mauricio de Sousa Produções acaba de inaugurar sua nova sede. A data escolhida para a mudança não poderia ser mais simbólica: o Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro). São 3.200 m2 no E-Business Park, complexo empresarial com 160 mil m² de área em um condomínio fechado no bairro da Lapa, em São Paulo.

Na nova sede, os 300 colaboradores de 20 departamentos, que vão de Estúdio de Arte a Produção de Parques, Espetáculos e Eventos, trabalham integrados, praticamente sem paredes para separá-los, possibilitando uma maior interface entre as equipes que criam quadrinhos, animações, trilhas sonoras, exposições, licenciamento de produtos, conteúdo digital e novos projetos com os personagens mais queridos do Brasil.

A nova casa da Turma da Mônica está sendo totalmente tematizada e se prepara para receber visitações a partir do segundo semestre. Os visitantes serão recebidos em uma entrada exclusiva e poderão acompanhar de perto todo o processo de criação de quadrinhos, além de uma exposição que, entre seus itens, traz a mesa onde Mauricio fez seus primeiros desenhos, há quase 60 anos.  Antes, visitar o estúdio era privilégio de alguns convidados especiais, agora o acesso será ampliado. As informações de como serão feitas as inscrições de grupos interessados na visita só serão divulgadas ao final desse primeiro semestre.

A preocupação com a sustentabilidade une o condomínio, que tem sistema de reaproveitamento de água, e empresa, que leva a sério a coleta seletiva de lixo, com estações centralizadas em cada andar. Para quem gosta de pedalar, o E-Business Park possui dois bicicletários. Na sede da MSP, há um vestiário com chuveiro para os funcionários que escolherem pedalar.

Para o desenhista Mauricio de Sousa, a nova sede é um sonho que está sendo realizado e reflete o atual momento da empresa, que se consolida ao mesmo tempo como líder do mercado de quadrinhos e marca de licenciamento, mais reconhecida pelas famílias brasileiras. Além de ampliar sua audiência nas novas plataformas digitais e junto ao público geek. “O DNA do Grupo Mauricio de Sousa Produções, com criação e inovação constantes, está muito bem representado pela nova sede, que reflete nossa posição como membros ativos da indústria criativa brasileira.”, diz Mauricio de Sousa.



Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.


Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil com mais de 50 anos de história e responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Tuma da Mônica. Na área editorial, a empresa possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e alcançou o número de mais de 300 títulos de livros até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.