Instituto Martius-Staden e Centro de Memória abrem acervo de mais de 80 mil itens sobre imigração alemã

Arquivos permitem fazer pesquisas, conhecer a história do Colégio Porto Seguro e aprender mais sobre o cientista Fritz Müller, em exposição


O Centro de Memória do Colégio Visconde de Porto Seguro e o Instituto Martius-Staden realizam o Sábado Aberto, no dia 8 de agosto, das 10h às 14h. Os visitantes poderão fazer pesquisas sobre imigração alemã, genealogia de mais de 100 mil pessoas pertencentes a famílias teuto-brasileiras, cultura e arte no arquivo que conta com acervo de mais de 80 mil itens, entre livros, periódicos, microfilmes e jornais.

Para quem foi aluno, o evento trará a oportunidade de fazer uma viagem no tempo, sendo possível conhecer mais sobre a história do Colégio, além de consultar listas de classe, boletins, fotos de turmas e eventos. Entre os visitantes estarão estudantes do Centro de Línguas Walter Weiczflog, de Cotia. 

         No mesmo dia, os participantes poderão visitar a exposição sobre “Fritz Müller – O Príncipe dos Observadores”, importante cientista alemão, naturalizado brasileiro, que ajudou a comprovar a teoria da evolução de Charles Darwin. Painéis e um curta-metragem vão contar sua marca histórica e suas principais descobertas científicas. 

Para participar do Sábado Aberto é preciso confirmar presença pelo telefone (11) 3747-9222 ou pelos e-mails arquivo@martiusstaden.org.br ou centrodememoria@portoseguro.org.br. A entrada é gratuita. 


Serviço: 
Sábado Aberto - Centro de Memória do Colégio Visconde de Porto Seguro e Instituto Martius-Staden
Data: 08/08/15
Endereço: Rua Itapaiuna, 1355 – Panamby – São Paulo/SP
Entrada gratuita e estacionamento gratuito no local


Sobre o Instituto Martius-Staden - O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui um setor de publicações, promove eventos e mantém um dos mais importantes acervos sobre a imigração dos povos de língua alemã para o Brasil.

 Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro - Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.



Fonte: PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro