Ambev abre inscrições para programa de Trainee Global 2016

Jovens ingressam como funcionários e atuam em projetos estratégicos da cervejaria

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev está recebendo inscrições para o Trainee Global 2016. O programa é uma das principais portas de entrada para quem quer trabalhar na cervejaria. No processo seletivo, a companhia busca jovens autênticos, criativos, que tenham brilho nos olhos e vontade de se tornar donos do negócio.

 Com base em uma gestão meritocrática, a Ambev forma líderes “dentro de casa”. Hoje, 94% dos vice-presidentes e diretores ingressaram na companhia como trainees. “Nosso foco está em treinar e dar espaço para crescimento rápido dos nossos funcionários. A formação de líderes é um de nossos maiores atributos, acreditamos que esse modelo de gestão é uma maneira de reconhecer ‘nossa gente’ e manter a cultura da companhia”, afirma Renato Biava, diretor de Desenvolvimento de Gente da Ambev.

A vontade de empreender e de criar soluções diferenciadas para as questões do dia a dia da maior cervejaria do Brasil também são características valorizadas nos candidatos à trainee da Ambev. “Dentro da companhia, temos o costume de dizer que sonhar pequeno dá o mesmo trabalho de sonhar grande. Por isso, buscamos pessoas que queiram realizar grandes projetos”, destaca Biava.

O atual presidente da companhia, Bernardo Paiva, é um dos exemplos de como a cultura meritocrática, a visão empreendedora e o sonho grande abrem portas e aceleram  o crescimento profissional dentro da Ambev. Bernardo, que entrou na cervejaria como trainee em 1991, ocupou posições de liderança em vendas, suprimentos, logística e finanças. Para realizar tais funções, o executivo morou no Brasil, Canadá, Argentina e Estados Unidos.

Um dos principais diferenciais do programa de trainee da Ambev é que os aprovados já ingressam na companhia como funcionários contratados. O salário inicial é de 5.500 reais e não há um número limitado de vagas. A cervejaria contrata aqueles que se identificam o com a cultura da empresa. "Buscamos pessoas que tenham o perfil da companhia e tenham vontade de crescer junto com a gente”, explica Biava.

O programa de treinamento tem duração de dez meses. Nesse período, os trainees aprendem sobre todas as áreas da companhia. Na primeira fase (primeiros cinco meses), eles passam dois meses nas unidades fabris da Ambev para conhecer o processo de produção de bebidas; ficam mais dois meses nos centros de distribuição direta para aprender sobre as atividades da área comercial e depois participam, por um mês, de treinamento estratégico no prédio da administração central da companhia, em São Paulo, para se aprofundar na cultura Ambev e no conhecimento das áreas.

Na segunda metade do programa (os cinco últimos meses), os jovens escolhem uma área de interesse na qual recebem orientação dirigida e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Durante esta etapa, os trainees passam por um período de treinamento intensivo no exterior. Nesta ocasião, eles se reúnem e desenvolvem atividades com os demais trainees dos outros países onde a Anheuser-Busch InBev atua.

Inscrições e processo seletivo

As inscrições para o programa de trainee 2016 da Ambev começam no dia 28 de julho e vão até 07 de setembro por meio do site www.queroserambev.com.br. Podem se candidatar jovens de todo o Brasil com até dois anos de formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2015. Após o período de inscrições, são realizadas provas online de perfil, inglês e raciocínio lógico.

Em seguida, os candidatos são submetidos a um teste para desenvolver um projeto e apresentá-lo virtualmente. Depois desta etapa, acontecem entrevistas presenciais por todo o país, com a realização de um painel de negócios, quando os jovens desenvolvem um case em equipe. Na parte final do processo seletivo acontecem entrevistas individuais com os diretores e o presidente da Ambev.

Entre os critérios analisados ao longo da seleção estão habilidade para gerenciamento de pessoas e negociação, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora. Inglês fluente e disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país são atributos importantes. Experiência com trabalho voluntário  ou  entidades estudantis e  perfil empreendedor  são requisitos desejáveis .

Podem se inscrever alunos e recém-formados dos cursos de Administração de Empresas (diversas habilitações), Administração Pública, Agronomia, Agronegócios, Análise de Sistemas, Biologia, Bioquímica,  Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciência dos Alimentos, Comércio Exterior, Comunicação Social (habilitação em Marketing, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Mercadológica, Comunicação e Multimeios, Propaganda e Marketing), Controladoria e Finanças, Design, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia (todas), Estatística, Farmácia, Física, Psicologia, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação.



Sobre a Ambev 

“Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 17 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – mais de 34 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Na Responsa!, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade. 

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2014, o volume de vendas da companhia chegou a quase 172 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 38 bilhões – crescimento de 10,9% em relação ao ano de 2013. 

Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem de resíduos pós-consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.


Fonte: Máquina da Notícia