HC oferece vacinação para viajantes

 Serviço é intensificado no período de férias e de viagens e tem como objetivo evitar a “importação” de doenças

O Hospital das Clínicas da FMUSP, maior complexo hospitalar da América Latina, ligado a Secretaria de Estado da Saúde, oferece serviço de orientação e vacinação para viajantes. 

Quem vai fazer trilhas em áreas de mata fechada, por exemplo, deve usar repelente, protetor solar, roupas confortáveis, claras e de manga longa. Recomenda-se também evitar o uso de perfumes (principalmente os de fragrâncias florais) e trajar peças escuras, pois, além de reterem calor, provocam odores que atraem insetos.

Esses são alguns dos cuidados que o Ambulatório do Viajante do HC recomenda para diminuir o risco de picadas de insetos vetores de doenças como a febre amarela, malária, dengue e leishmaniose. O ambulatório orienta também que não se deve tocar em vegetais, nem pôr a mão ou se aproximar de locais suspeitos, pois podem ocultar animais peçonhentos. 

Para viagens a determinadas localidades são oferecidas vacinas específicas. Os profissionais atualizam a imunização de cada usuário com os antídotos de rotina contra tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B e poliomielite.

A vacinação contra a febre amarela é obrigatória - de acordo com o Código Internacional Sanitário - para quem viaja a países onde a doença é endêmica. Com o objetivo de evitar o risco da "importação" da moléstia, o certificado é exigido também de indivíduos provenientes dessas regiões. O Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela deve ser anexado ao passaporte, pois essa é uma das exigências da vigilância sanitária de alguns países. 

O ambulatório dos viajantes acontece toda quarta-feira e as consultas devem ser agendadas por telefone. Médicos do HC oferecem orientação de qual vacina deve ser tomada, de acordo com o itinerário do viajante. Além disso, o Centro de Imunizações do HC funciona normalmente de segunda a sexta das 7h às 16h onde o paciente pode tomar a vacina de febre amarela e atualizar as demais de rotina.

Serviço:
Ambulatório dos viajantes
Endereço: Rua Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Prédio dos Ambulatórios - 4º Andar – Sala 8
Telefone: 11. 2661-6392 

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo