EMPREGOS EM TEMPOS DE COVID-19

Especialista em RH, desenvolvimento e treinamento humano, 
Ester Gomes, dá dicas de como se destacar em um processo seletivo online

1- Preocupe-se com seu Marketing Pessoal

A entrevista online é tão importante  quanto a presencial, por isso, o candidato deve ter o mesmo cuidado que teria se fosse até presencialmente ao escritório da empresa. Se você usaria terno na entrevista tradicional, deve se preparar da mesma forma para uma entrevista por vídeo. Isso demonstra que você se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para esta ocasião.

2. Confira a conexão da internet com antecedência

Aproveite para verificar se o microfone está funcionando, se o que você diz pode ser compreendido sem interferências, se a imagem está clara e se a câmera está de fato focada em você.
Imprevistos podem ocorrer, claro! Porém, é preciso minimizar as chances de problemas ocorrerem, porque uma entrevista em que a conexão fica falhando se torna desgastante entre recrutador e candidato.

3. Escolha um lugar adequado
O ideal é escolher um local silencioso, adequadamente iluminado, com fundo branco, em que você não seja interrompido e possa se concentrar no que estará fazendo.

4- Estude os valores da empresa que fará a entrevista
Acredite: entrevistas de emprego pela internet também pedem bastante preparação. Quando você sabe para qual empresa é a seleção, prepare-se com antecedência, busque todas as informações que puder sobre ela, entenda o seu segmento, sua posição em relação à concorrência, leia o que foi publicado sobre ela na imprensa.
Essa atitude pode favorecer o candidato, pois demonstra interesse no negócio da empresa e em sua metodologia de trabalho, além, de ser possível, identificar se os seus valores pessoais estão de acordo com os da organização.

5- Agora, mais do que nunca, é, importante saber se expressar
Seja por telefone ou online. É imprescindível saber se comunicar e procurar ter uma comunicação bem assertiva. O candidato deve usar uma linguagem clara, correta e adequada, sempre de acordo com o ambiente. Evitar gírias e expressões grosseiras, é imprescindível.
Além disso, o candidato não deve mentir e deve passar segurança no que está relatando.

Para conseguir uma vaga, muitas empresas solicitam um Vídeo CV ou fazem a entrevista via videoconferência e  você pode colocar tudo a perder se não souber se comunicar eficazmente frente às câmeras. Saber falar bem, com segurança e naturalidade é imprescindível neste momento. Muitos candidatos são peritos em seus ramos de trabalho, possuindo um excelente CV, mas quando necessitam serem avaliados, agem com tanta insegurança e/ou pouca atratividade, que não conseguem a vaga tão desejada.

Professora de Oratória no Clube da Fala, a fonoaudióloga LAILA WAJNTRAUB, tem capacitado a comunicação de muitos profissionais e  separou 5 dicas para você conseguir se expor na frente das câmeras e passar na entrevista!


1 - Atenção ao visual!
Temos somente uma chance de causar uma primeira boa impressão . Demoramos um décimo de segundo para julgarmos alguém pela aparência, e num vídeo gravado, isso fica ainda mais em evidencia, pois não precisamos manter o contato visual como numa conversa presencial. Escolha a roupa adequada com cores discretas e esteja atento ao código de vestimenta da empresa. É  importante também se destacar do cenário, escolhendo uma cor de roupa que se destaque do fundo.


2 - Cenário e iluminação ideais:
Assim como a aparência é importante, o cenário e iluminação são essenciais para a gravação de um vídeo ou videoconferência. Fique numa distância favorável que apareça do seu peito para cima. Seu rosto precisa estar bem iluminado com a luz do dia ou luzes artificiais como uma simples luminária ou mesmo um abajur direcionado ao rosto. O cenário não pode chamar mais atenção que você. Prefira ambientes sem muitas cores, vidros, espelhos ou quadros. Escolha um fundo liso, de preferência com poucos objetos.

3 - Cuidado com a voz, fala e linguagem!
A voz demonstra nossa emoções, ela é responsável por passar credibilidade e envolver as pessoas. Use uma voz firme e com boa entonação (colorido). Marque as palavras e estique algumas vogais para se conectar através da voz. Fale num ritmo adequado, articule as palavras e evite vícios de linguagem. Coloque pausas na fala no lugar dos mesmos.


5 - O corpo fala! Cuidado com o gestual exagerado.
Os gestos devem ser firmes e sutis na altura da linha do peito, sempre com as palmas das mãos para cima, demonstrando abertura.  Postura ereta, cabeça firme e olhar para a câmera é fundamental. Use as expressões faciais como o levantar das sobrancelhas e o sorriso para se comunicar melhor.


6 - Roteiro eficaz!
Seja compacto e com impacto! Faça um resumo do seu CV e prepare um roteiro de 1minuto citando sua trajetória acadêmica, profissional e os seus diferenciais para a vaga. Não divague e não fale de aspectos pessoais se não for demandado.


7 - Treine, treine, treine!
O treinamento é imprescindível para desenvolver qualquer habilidade. Grave vídeos do seu celular diariamente, se observe e identifique o que pode ser aperfeiçoado. Peça feedbacks de conhecidos. Treine até que você sinta orgulho de você mesmo.


Temos certeza que com essas dicas você conseguirá se apresentar melhor em vídeos e ter muito mais sucesso!!