Cuidado com a gripe! 
A prevenção ainda é o melhor caminho.


Um quadro gripal mais duradouro pode ser uma porta de entrada para sinusite ou para uma infecção bacteriana que pode atingir os pulmões, explica o Dr. André Fraga Moreira, otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin de SP


A gripe é uma infecção respiratória aguda causada, principalmente, pelos vírus do tipo Influenza A e B. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa através de partículas infectadas eliminadas através da tosse ou espirro. “Por terem sintomas parecidos, muitas pessoas confundem gripe com resfriado. Esse, por sua vez, também é uma doença respiratória, porém, mais branda, de duração mais curta e pode ser causado por vários tipos de vírus, mas, os mais comuns são os rinovírus”, explica o Dr. André Fraga Moreira, otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin de SP (HAS).
 Os principais sintomas da gripe são
  • Febre acima de 38ºC
  • Músculos doloridos
  • Dor de cabeça
  • Tosse seca e persistente
  • Fraqueza
  • Congestão nasal
  • Dor de garganta
Caso essas manifestações forem muito intensas nas primeiras 48 horas ou se persistirem por mais de sete dias, é importante o indivíduo procurar auxílio médico.
Além da confusão com o resfriado, também é normal as pessoas confundirem a gripe com a sinusite. Os sintomas são bem parecidos e somente um otorrinolaringologista fará o diagnóstico correto. “Um quadro gripal mais duradouro pode ser uma porta de entrada para a sinusite ou para uma infecção bacteriana que pode atingir os pulmões”, alerta o médico do HAS.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 650 mil pessoas morrem, anualmente, por doenças respiratórias ligadas à gripe em todo o mundo. No Brasil, a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde contabilizou 839 mortes somente em 2018. Normalmente, os óbitos se dão por complicações da doença, que pode evoluir para uma pneumonia.
“A prevenção da gripe se dá, principalmente, através da vacinação, que é indicada a todas as pessoas, mas, principalmente, àquelas com maior risco de complicações, como idosos, gestantes, crianças até seis anos, portadores de doenças crônicas pulmonares e outros. Evitar o contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas também são dicas válidas”, explica Dr. André.
O tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e, se necessário e sempre sob a supervisão de um médico, o uso de medicamentos sintomáticos para a redução do incômodo dos sintomas, como febre, dor no corpo e coriza.

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

O  Hospital Albert Sabin foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.
Hoje, totalmente humanizada, a UTI conta com 18 leitos, sendo 2 de isolamento (1 com pressão positiva e outro com pressão negativa), capaz de atender qualquer tipo de patologia com segurança. Além da UTI, o HAS está finalizando a revitalização da fachada, que será totalmente acessível a deficientes físicos e visuais, incluindo piso tátil e rampas para o acesso a cadeirantes. 
Com excelência de atendimento e Certificado Nacional de qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos, com instalações completas. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.
Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital –  novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.
Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes. 
Serviço
Endereço: Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP
Central de atendimento - (11) 3838 4655 / Site: http://www.hasabin.com.br

Fonte: assessoria de imprensa