Revolta dos Malês completa
 185 anos em janeiro
Rebelião urbana de escravos no Brasil é o pano de fundo de novo romance de Armando Avena
Na noite de 25 de janeiro de 1835, cerca de mil homens e mulheres tomaram a cidade de Salvador. Armados de facões, navalhas e parnaíbas, os escravos ocuparam as ruas e enfrentaram, durante horas, soldados que lhe deram combate cerrado, como se fosse um exército organizado. Os escravos não atacavam os civis, apenas os militares e jagunços, o que ainda não foi explicado pela historiografia.  Quem liderou a revolta foram negros muçulmanos, alfabetizados e cultos, que buscavam conquistar a libertação dos escravos e expandir a religião do islã entre os africanos que viviam na Bahia. Até um banco foi criado para financiar a revolta.
Os líderes da rebelião foram o muçulmano Ahuna e a escrava liberta, Luiza Mahin, protagonista do novo romance do escritor baiano Armando Avena, lançado em dezembro, pela Editora Geração. Nome de escola e coletivo em Salvador, e de uma praça, na Freguesia do Ó em São Paulo, Luiza Mahin, mãe do poeta Luiz Gama, teria liderado a revolta junto ao líder muçulmano, mas, embora seja venerada em Salvador, há uma polêmica sobre sua existência, pois a heroína é considerada por alguns historiadores como personagem fictícia, carente de comprovação histórica. Avena resgata a figura de Mahin e mostra sua contribuição ao ato histórico e a libertação dos escravos.
A revolta dos Malês ainda não está bem explicada, especialmente o fato de ter unido negros muçulmanos a outros da religião do candomblé, mas Luiza é considerada um dos símbolos da luta feminina contra a escravidão. Como pano de fundo, a narrativa ainda retrata aspectos do cotidiano da maior cidade negra do Brasil na época escravista, e a relação de miscigenação imposta entre os Senhores de Engenho e mulheres negras escravizadas.

Serviço do livro:
Luiza Mahin
Autor: Armando Avena
Editora: Editora Geração
Edição: 2019
Formato: 23 x 2 x 15,6 cm
Número de páginas: 232 páginas
Assunto: romance
Idioma: Português
ISBN-10: 8581304311
ISBN-13: 978-8581304311
Valor: R$ 39,90
Venda na Amazon: https://amzn.to/2s3U4O5 

Fonte: assessoria de imprensa