Mega Artesanal:
 a feira para comprar produtos de artes manuais e artesanato, aprender técnicas, admirar exposições e se inspirar


São mais de 400 expositores de insumos, máquinas, ferramentas, acessórios e peças prontas, milhares de cursos e demonstrações, a maioria gratuitos, mais de dez exposições e um inédito boulevard. Feira também terá um desafio de moda e lançamentos de livros

De 2 a 7 de agosto, quem for na Mega Artesanal não estará apenas visitando a maior feira de artes manuais e artesanato da América Latina.  No espaço de 38 mil m² do São Paulo Expo, em São Paulo, além de ver e comprar insumos e produtos acabados de 400 expositores, o público poderá fazer  milhares de cursos, a maioria gratuitos, admirar  exposições de diferentes manifestações artísticas, acompanhar o lançamento de  livros, torcer por jovens estudantes no Desafio de Moda & Craft e ainda se inspirar no Boulevard das Artes, espaço cenográfico inédito, criado para  incentivar o  faça você mesmo, com dicas e técnicas para o dia-a-dia das pessoas, principalmente para quem tem ou quer montar seu espaço de trabalho.

Até agora, há 14 exposições confirmadas, contemplando várias técnicas. A arte em papel, por exemplo, estará representada nas exposições Ilustradores do Mundo, de Vlady e Keiko, com ilustrações reproduzidas com efeito 3D e a técnica de paper sculpture, e Janelas para a Arte, de Flavia Terzi, um convite para explorar o scrapbooking.  Já a mestra em oshibana Mirian Tatsumi, inova a sua arte com uma exposição inédita, Oshibana Art, composta por mesas de centro e canto com tampo decorado com plantas desidratadas; e Wandecok Cavalcanti, um dos maiores santeiros do Brasil, mostra a arte barroca na exposição  Nossa Senhora Mãe de Todas as Mãescomposta por  imagens de Nossa Senhora em argilas de cores variadas. 


Para os admiradores de artes seculares, como o bordado e o patchwork, as atrações da Mega Artesanal 2019 são as exposições Encanto do Romantismo, uma   coletânea de bordados de Aldri Zanetti,  que usa agulha e linha para refletir a beleza  das divas do cinema e da literatura,  Sobras de Linhas & Pedaços de Histórias, de Tereza Barreto, que transforma restos de linha em obras de arte, e   Diálogos Têxteis Transformadores, com curadoria de Ciça Mora, que mostra o quanto o bordado é transformador e agregador. 


Exposições de linguagens artísticas inovadoras e contemporâneas também estarão na Mega Artesanal 2019. É o caso de Símbolos de uma Cidade, com desenhos e maquetes de Marcelo Senna, conhecido pelo seu trabalho São Paulo a Lápis; de + AMOR e HUMORum apanhado de pinturas inspiradas na mitologia do artista plástico Rodrigo Schiavonni (BIXIGÃO); e de Quo Vadis?  Magenta & Ciano, ambas de Wander Mazzotti. Em Quo Vadis?, a pintura  contemporânea de técnica mista sobre plástico bolha convida o visitante a repetir a pergunta ‘para onde vais’e em Magenta & Ciano,  o artista faz  interferências com tinta spray em fotografias de muros, pisos, vegetação e monumentos públicos.

Entre as exposições que o público da Mega Artesanal 2019 poderá ver entre uma compra e outra ou no intervalo dos cursos estão Festa à mão, Feito à mão!, de  Jú Françozo, referência para  quem gosta de receber com bom gosto e de forma personalizada, seja em casa ou grandes eventos, e Mesas de Festa - Tema Frida Kahlo, das experts em scrap festa Ivy Larrea e Cyntia Castro. Frida Kahlo será tema também da exposição Um Jardim para Frida, uma homenagem dos alunos do curso técnico em Modelagem do Vestuário da Escola Técnica Estadual José Rocha Mendes à pintora mexicana.

Além das exposições, a Mega Artesanal 2019 será palco do Desafio Moda & Craft, em que 40 alunos de ETECs terão 8 horas para desenhar, modelar, costurar, bordar, arrematar, enfim, entregar pronta uma peça de roupa inspirada em Frida Kahlo.  A cada dia será um desafio diferente e revelado na hora. Além de tecidos, rendas e aviamentos comuns na moda, poderão ser usados materiais do mundo craft, como papel, feltro, botões e tudo o mais que a criatividade quiser. Uma comissão julgadora formada por renomados profissionais vai escolher três duplas vencedoras, levando em consideração a adequação da modelagem ao material a ser utilizado, originalidade e criatividade. 

Nesta edição da Mega Artesanal também serão lançados dois livros: Alegria e o Sonho de uma Vida Feita a Mão, do designer de tecidos   Afonso Franco, e Fé, Lamparina e Querosene, de Tereza Barreto, mesma autora de Milagres Bordados. No dia 4, das 11h30 às 14h, Tereza receberá o público no Boulevard das Artes, espaço de 560m² com 15 espaços cênicos que mostram a pluralidade e riqueza do setor de artes manuais e artesanato.

Serviço: Mega Artesanal 2019

Quando: de 2 a 7 de agosto
Hora: dia 2 de agosto, das 9 às 14h apenas para lojistas, imprensa e convidados, e das 14h às 20h, para o público. De 3 a 7, das 10h às 18h
Local:    São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Ingressos: R$ 24,00 inteira e R$ 12,00 meia entrada
Proibida a entrada de menores de 12 anos, exceto lactantes de até 2 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos

Sobre a WR São Paulo - Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras do setor, com ênfase na oferta de cursos, oficinas e workshops para capacitação e reciclagem de técnicas e de espaços de inspiração, com exposições, simulações de ambientes, instalações etc.  Em 2019, o calendário de feiras da WR inclui a 2ª Artesanal Nordeste, em Olinda – PE, de 3 a 7/4, a 8ª Artesanal Porto Alegre, em Porto Alegre – RS, de 16 a 19/10 e outras três feiras na capital paulista: a 15ª Brazil Scrapbooking Show & 12ª Brazil Patchwork Show, de 15 a 18/5, a Mega Artesanal, de 2 a 7/8, e a  Patch & Arte, de 6 a 9/11. Mais informações em https://www.wrsaopaulo.com.br/

Fonte: assessoria de imprensa