Em espetáculo gratuito, palhaça Carmela da
Cia. Teatral Circo Delas discute a potência do erro
 

“Dia de Praia” é o novo trabalho solo da palhaça e atriz Melina Marchetti, da Cia. Teatral Circo Delas, com direção de Glaucy Fragoso. No espetáculo de palhaçaria, a fisicalidade, o equilibrismo e a interação com objetos criam imagens e relações tecendo uma divertida e poética narrativa.

O show circense gratuito, com 60 minutos de duração e classificação livre, já percorreu todas zonas da cidade de São Paulo, estreou no Centro Cultural da Penha durante a Virada Cultural e seguiu para os CEUs Heliópolis e Butantã, depois para a Casa de Cultura da Freguesia do Ó, o Circo-Escola Enturmando, o Tendal da Lapa e o Centro de Memória do Circo. Finalizando a circulação, que contou com 11 apresentações de estreia, no Circo Teatro Palombar do Instituto Pombas Urbanas.
 
Em cenas quase sem falas, a palhaça Carmela decide ir à praia para se divertir e relaxar, mas além da dificuldade em encontrar um local em meio a uma praia lotada, ainda precisa lidar com o sol escaldante e sua inabilidade de manejo para montar seu cantinho de relaxamento.
"Carmela se dá liberdades e não finge costume. Faz o que quer, dança no meio da praia sozinha, por exemplo. Tem toda uma liberdade inspiradora em seu dia a dia. Minha pesquisa de comicidade é também sobre criar esses respiros para nossas ternuras, enxergar e amolecer a casca feita da dureza do mundo. Acredito na possibilidade da construção de uma doçura cotidiana para nos conectarmos entre nós e com a potência do riso e do existir. Por isso, o espetáculo é para todas as idades, é para qualquer pessoa que queira redescobrir diversão naquelas coisas pequeninas e potentes do nosso dia a dia, que sabe que estamos juntas nessa vida e precisamos compartilhar nosso lugar ao sol. Só assim todo mundo pode brilhar.”, comemora Melina.
_Dia_de_Praia_Foto-Carolina Stella.02.jpg.JPG
“Dia de Praia” estreou na Virada Cultural 2019,
no Centro Cultural da Penha, zona leste da cidade de São Paulo


Para o espetáculo circense nascer, a palhaça também contou com o impulso, o apoio e o amor de sua mãe, Naede de Moura. Lembra aquele dito popular quando dizem que “a mãe é sempre culpada”? Neste caso, foi mesmo. “Ela foi minha primeira influência, me incentivou e me deu todas as capacitações físicas e de conexão com a arte, me colocando em contato com o teatro e a dança. Minha comicidade física é de um corpo que na infância começou no balé. O teatro veio junto, na mesma época, permeado também por esse interesse pela fisicalidade. Nesse processo, foi crescendo uma palhaça. ‘Dia de Praia’ é para minha mãe e em sua memória. É um espetáculo que ela nunca viu pronto, mas foi por causa dela que aconteceu.”, relata emocionada.

Das influências e inspirações para sua carreira são parte também nomes como da palhaça Siriema, da palhaça Rosa, da Thais Ferrara, Letícia Goulart, Gardi Hutter, Tereza Gontijo, ‎Lucille Ball‎, da palhaça Xamego e de tantas outras. Para Melina, “as palhaças de todo o mundo cavaram e cavam um lugar imenso para eu poder estar aqui hoje, nesse lugar da mulher que quer e pode representar o riso. Devo isso a todas as palhaças. E ainda é preciso mais e mais espaço para nossa comicidade. Por isso também esse edital é tão importante, pois proporcionou que o número crescesse, fosse inteiro e completo, com equipamento, cenário e figurino adequados”.

A comicidade e a arte da palhaçaria criadas pelas mulheres
são os eixos principais de pesquisa da Cia. Teatral Circo Delas


Melina já ganhou o “Prêmio troféu destaque pela pesquisa na linguagem palhaçaria” na Mostra de Teatro de Sarapuí e este projeto de “Aperfeiçoamento, finalização e circulação do número 'Dia de Praia' foi contemplado pelo “Edital Nº 021/2018/SMC/CFOC – Edital de apoio à criação artística – Linguagem circo – 3ª Edição – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo”.

“Dia de Praia” já existe há 1 ano e meio, de outras formas e tamanhos, já foi um número circense curto, de 20 minutos, ganhou tempo, o triplicou e chegou a 1 hora de duração, assim como o roteiro, chamou por mais objetos, um novo figurino e uma equipe. Nessa caminhada, com uma pesquisa autônoma em palhaçaria, a atriz se colocou disponível e flexível para seu público e foi se reinventando.

Assim, a palhaça Carmela transformou em areia de praia o chão de concreto de ruas, praças e parques e se infiltrou nas construções de centros culturais e teatros nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em breve, planeja seguir a linha do mar da América Latina e também atravessar o oceano e levar seu show circense para outros países, independente do idioma, já que a comicidade universal de seu espetáculo quase sem falas permite o riso sem precisar de intérprete. “Espero incentivar uma reconexão consigo e com o mundo e impulsionar uma imaginação cotidiana. E que também possamos rir de nós mesmas, juntas.”, aponta a palhaça.  

A palhaça Melina Marchetti e a diretora Glaucy Fragoso
em comemoração logo após a estreia do espetáculo


Serviço
"Dia de Praia”
60 minutos. Classificação: Livre. Entrada gratuita.
22/6 (sábado) – 19h, Circo Teatro Palombar do Instituto Pombas Urbanas, Avenida dos Metalúrgicos, 2.100, Cidade Tiradentes

Ficha técnica
Atuação e concepção: Melina Marchetti
Direção: Glaucy Fragoso
Figurino: Nagila Sanches
Cenário: Bira Nogueira
Design gráfico: Lucas Sancho
Fotos de divulgação: Arô Ribeiro
Produção: Cia. Teatral Circo Delas
Administração de projeto: Raul Figueiredo

Sobre a artista
Melina Marchetti é palhaça e atriz bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e formada pela Escola Livre de Palhaços (ESLIPA), é fundadora da Cia. Teatral Circo Delas e integra as equipes do Palhaços Sem Fronteiras Brasil, da Cia. Navega Jangada de Teatro e da Cia. Lona de Retalhos. Se apresentou com o número circense “O Bombom” e/ ou espetáculo “Dia de Praia” no II e III Festival Internacional de Mulheres Palhaças de São Paulo, na Mostra de Teatro de Sarapuí, quando recebeu o Prêmio troféu destaque pela pesquisa na linguagem palhaçaria, nos Encontros de Estudos de Palhaçaria, no Cabaré As Sacerdotisas do Riso, no Cabaré Cia. Tarmp, no Circo de Quebra e no Festival de Palhaçaria Sul Mineiro. Atuou em espetáculos dirigidos por Eliana Monteiro (Teatro da Vertigem – “O Filho”), Marcelo Lazzaratto, Matteo Bonfitto, Marcio Tadeu, Heraldo Firmino, Verônica Fabrine, Maurício Perussi (Cia. do Escombro - “Olfato”) e Glaucy Fragoso (Cia. Teatral Circo Delas – “Dia de Praia”). Participou também de cursos e oficinas ministrados por Tiche Vianna e Ésio Magalhães (Barracão Teatro), Fernando Sampaio (La Mínima), Sue Morrison, Bete Dorgan, Heraldo Firmino (Doutores da Alegria), Luciana Viacava (Piccolo Circo de Variedades), Pepe Nuñez, Aziz Gual, Ricardo Puccetti (Lume Teatro), Palhaço Biribinha, Angel Vianna, Lilian Morais e Richard Riguetti (Grupo Off-Sina), Andrea Simma (Théâtre du Solei e Ecolé Jacques Lecoq), entre outros.

Sobre a Cia. Teatral Circo Delas
A Cia. Teatral Circo Delas é uma companhia de teatro-circo ou circo-teatro que apresenta a arte da palhaçaria e a comicidade feminina como principais eixos de suas pesquisas. A companhia se apresenta em teatros, parques, escolas, praças e ruas da cidade de São Paulo, tendo seu repertório composto pelos espetáculos: "O Baú", "As Clássicas" e "Roda Delas" (projeto de pesquisa permanente a partir de entradas clássicas da palhaçaria) e o número circense "O Bombom", intervenções e oficinas. Também atua como parceira de outros grupos: em 2017, integrou o cortejo cênico-musical do III Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, em São Paulo, e em 2018 integrou um dos cabarés do IV Encontro com "O Bombom". Também integra a equipe permanente de artistas convidadas pela organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil, participou do cabaré de palhaças As Sacerdotisas do Riso, promovido pelo Instituto Cultural ESLIPA, se apresentou no Festival de Palhaçaria Sul Mineiro, entre outros.

Siga nas redes
Instagram @cia_circo_delas Facebook @ciacircodelas Site ciacircodelas.com.br