Quando o bebê chora demais, o que fazer?!

Muitas crianças apresentam choro repetitivo, sem dores aparente,
 e com isso os pais ficam sem saber o que fazer.



Por Dra. Kelly C. O. Fardin
 Pediatra e Puericultura - CRM:113845

O choro é algo que simboliza quando algo está de errado nas crianças – seja dor, fome ou sono. No entanto, alguns bebês, por algum motivo, tendem a exagerar um pouco neste “quesito”, o que deixa os pais de cabelo em pé, sem falar na exaustão física e emocional. No texto de hoje vou falar sobre “quando o bebê chora demais, o que fazer?!”.

Atendimentos:

Durante os três primeiros meses de vida dos bebês, é comum os pais procurarem o pediatra com certa frequência, por diversos motivos, mas cerca de 20% das consultas estão relacionadas com o choro excessivo e muitos atendimentos ocorrem dentro do pronto socorro pediátrico e ou no consultório. A pediatra por sua vez, com sua experiência, será capaz de identificar as possíveis causas que provocam o choro como, por exemplo, os estímulos externos, a fome, o sono ou dor, e a partir das possibilidades, poderá indicar a melhor conduta aos pais – exames, medicamentos paliativos e ou mesmo tratamentos para minimizar dores e sintomas no caso de identificação de doenças e outras enfermidades.

Como e quando saber que o choro é sinal de algo errado?

Sabemos que o choro faz parte da infância e não é só para caracterizar o que há de errado. As crianças menores de um ano, por exemplo, por instinto, recorrem ao choro para representar quando sentem fome, dor, frio, calor, cansaço e até mesmo para chamar a atenção dos pais para receber afeto. As maiores, acima de dois anos, já sabem (como se fosse por osmose) que o choro é uma ferramenta de negociação para conquistar o que desejam.

Para entender melhor, podemos classificar o choro em três categorias, sendo a primeira como causa normal/fisiológico, que faz parte da infância e pode ocorrer em diversas situações como frio, fome, dor, etc. A segunda causa é chamada de excessiva, quando está associada à um desconforto maior ou relacionado com alguma doença. Já a terceira causa, pode ser recorrente e estar relacionada cólicas, comuns em recém nascidos e com duração em média de três meses. No entanto, a avaliação do pediatra é necessária em quaisquer situações de choro, em especial, para os bebês e crianças menores de 5 anos.

O que fazer?

É importante ressaltar que, no auge do desespero dos pais, muitos acabam (por efeito mecânico) automedicando as crianças com analgésicos, sedativos e antigases para minimizar as causas do choro, o que caracteriza riscos para a saúde delas, pois o choro, como já dito, é oriundo de motivos reais e precisa ser identificado.

Dentro da literatura médica, algumas pesquisas informam o índice de choro por hora e idade dos bebê: lactantes de duas semanas chegam a desenvolver choro por cerca de 1h e 45 minutos; crianças com seis semanas podem chorar por cerca de 2h e 45 minutos; com 12 semanas esse quadro diminui para episódios de até uma hora. Como se fosse de praxe, as crises de choro sempre ocorrem no final do dia e no decorrer da noite, com maior incidência entre os três e seis primeiros meses de vida dos bebês, também conhecidos como período da insônia dos pais. Calma, isso passa e sobrevivemos a cada noite ou dia mal dormido. É apenas uma fase e ela não dura muito, mesmo que pareça interminável.


Saiba quais são os motivos mais comuns que desenvolvem choro:

- Cólicas: acontece sem motivo aparente e em bebês saudáveis, com ganho de peso normal;
- Infecções: infecção urinária, otite média e meningite;
- Gastrointestinais: refluxo, constipação, intolerância a lactose ou alergia ao leite de vaca;
- Comportamental/ Interacional: estimulação excessiva, falta de rotina, distúrbio do vínculo afetivo;
- Reações a drogas: reações a vacinas, as drogas que foram usadas na gestação (narcóticos);
- Violência/ abuso: fraturas de ossos longos, hemorragia ocular e hemorragia intracraniana;
- Hematológico: crise hemolítica – anemia falciforme;
- Cardiovascular: taquiarritmia, insuficiência cardíaca congestiva.


Recomendações finais:

Sabemos do desespero que dá ao ver nossos filhos chorando e, ainda mais, quando não há motivos aparentes como machucados, doenças e ou mesmo identificação da dor. O mais importante, antes de sair correndo de casa, é manter a calma e tentar identificar os reais motivos que causam as crises de choro. Feito isso, tente falar com a pediatra da criança e, a partir disso, siga as recomendações da médica: levar ao pronto atendimento, aguardar o atendimento no consultório, medicar, etc.

No entanto, quando os pais perceberem sintomas crônicos como vômito, diarreia, febre e prostração da criança (quando não está em suas condições normais de atividades e de alimentação), procure imediatamente o atendimento. Vale, ainda dizer, que toda criança chora, usa este recurso como forma de se comunicar e com o passar dos dias, meses e até anos, tende a diminuir. Independente da fase, quando ocorrer episódios de choro, mantenha a calma e tente acalmar a criança também para que seja possível identificar os motivos e buscar soluções possíveis.


Sobre a dra. Kelly C. O. Fardin – CRM: 113845: é pediatra e puericultura, com pós-graduação em Nutrição Materno Infantil, Consultora do Sono Infantil e Instrutora de Shantala. Atuou como médica pediatra e de emergência nos principais e mais renomados hospitais de São Paulo. Atualmente atende em consultório particular na Rua Voluntários da Pátria, 2128 – Sala 11 – Santana – SP – Fones: 11-2283-3865 / 11-2959-3554 / 11-98303-5786.  Facebook: @levepediatria / Instagram: Dra.Kelly_levepediatria

Serviço:
Dra. Kelly C. O. Fardin
 Pediatra e Puericultura - CRM:113845
Facebook: @levepediatria / Instagram: Dra.Kelly_levepediatria
Consultório: Rua Voluntários da Pátria, 2128 – Sala 11 – Santana – SP
 Fones: 11-2283-3865 / 11-2959-3554 
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves – MTB 48326