Por um fio

Projeto de artista circense leva entretenimento e
 alegria para idosos em lares públicos


Por Carina Gonçalves 
  
     Se já não bastasse a idade e suas consequências como, por exemplo, a perda de memória, abandono parental e doenças comuns da faixa etária, muitos idosos são deixados de lado e até esquecidos dentro de lares públicos de longa permanência, também conhecidos como asilos públicos, para dividirem o resto de suas vidas com companheiros que se tornaram familiares, ali, no ambiente coletivo.

       Pensando em oferecer um pouco mais de afeto, alegria e saudosismo, a artista Guemera preparou o projeto “Por um Fio”, com um espetáculo especial para relembrar o circo em seus primórdios e levar para este público um pouco de nostalgia e brilho no olhar com truques encantadores. Tendo como pano de fundo os cenários e músicas retro circenses, a plateia é convidada pelo pipoqueiro, que distribui saquinhos pelo salão, para participar do show com a menção: “Respeitável público, o espetáculo já vai começar!”.


    Depois, com entrada triunfal, Guemera, protagonista do espetáculo, chega como a bailarina equilibrista e atrai a atenção de todos narrando histórias do Circo Épico e instiga os idosos para participarem com relatos e lembranças de suas infâncias, interagindo uns com os outros.  A emoção se instala e, a partir daí os olhares dos jovens de sessenta, setenta e tantos anos, fixam-se a cada movimento feito pela artista, como se voltassem a ser crianças novamente e se entregam a magia da arte circense.

         Enaltecida pelo cenário retro, Guemera apresenta saltos de barreira, fica em pé em uma cadeira, usa bambolês, monociclo, salto alto e anda nas pontas dos pés como bailarina, tudo isso sobre um fio de aço. O encantamento é inevitável, pois poucos dominam e sabem fazer tais truques nos dias atuais. Os idosos aplaudem e demonstram alegria a cada passo e movimentos da artista. É uma emoção só!

        O Projeto “Por um fio”, cujo nome não foi escolhido a esmo, ao qual faz alusão aos momentos da vida que estão sempre por um fio – sejam de alegria ou tristeza – tem como proposta principal levar alegria e enaltecer o circo dentro destes espaços coletivos, denominado como lares de longa permanência, proporcionando um dia de festa, inesquecível, e de reencontros de memórias por meio das atividades lúdicas apresentadas pela artista.  De fato, imperdível, sensível e encantador para qualquer idade!



Sinopse “Por um Fio”:

“Por um Fio” conta a história de uma bailarina que puxa o fio da memória levando a alegria do circo para aqueles que se esqueceram como é bom ser criança. Equilibrando-se nas pontas dos pés no alto do fio de aço a bailarina transparece sua graça e leveza convidando a todos para que bailem com ela em um dia de festa.

Serviço: 
Próximas datas de apresentação: 
05/05 – Sorocaba: Lar São Vicente de Paulo
08/05 – Jundiai: Lar Cidade Vicentina
11/05 – Botucatu: Casa Pia São Vicente de Paulo – Lar Padre Euclides
13/05 – Americana: Lar São Vicente de Paula