Espetáculo teatral sobre reciclagem e meio ambiente é apresentado em escolas e CEUs de São Paulo

As dezoito apresentações acontecerão entre 23 de abril e 4 de maio




Adolescentes e crianças de escolas municipais e CEUs (Centro Educacional Unificado) da cidade de São Paulo terão a oportunidade de assistir à peça “Reciclagem Divertida”, que fala sobre os danos causados pelo lixo ao meio ambiente e o papel de cada um para o futuro do planeta. As apresentações fazem parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e realizado pela Ciência Divertida, empresa líder em espetáculos teatrais interativos para crianças, patrocinado pela INOVA, empresa responsável por parte dos serviços de Limpeza Urbana da cidade de São Paulo, e tem o apoio do Ministério da Cidadania.

Com cerca de 1 hora de duração, o espetáculo mostra cientistas malucos especialistas no meio ambiente que transformam as crianças em uma verdadeira máquina “reciclável”. De forma lúdica e interativa, são apresentados às crianças os danos que o lixo pode causar ao planeta, a diferença da proporção do detrito gerado, a capacidade limitada dos lixões e qual é a maneira correta e indicada de separação do lixo, além das cores correspondentes a cada tipo de resíduo.

“Acreditamos que gerar reflexão por meio de brincadeiras é a melhor forma de mudar atitudes e conscientizar as próximas gerações. A ideia é que os participantes entendam como a colaboração de todos pode fazer a diferença”, conta o diretor do projeto, Júlio Martinez.

Para Reginaldo Bezerra, diretor da INOVA, principal apoiadora do projeto, informações sobre reciclagem, sustentabilidade e preservação do meio ambiente precisam estar ao alcance das crianças. ”Viver a sustentabilidade nada mais é do que aplicar alguns conceitos ecologicamente corretos em nosso dia a dia. A peça permitirá ver na prática, de forma lúdica, como pode ser simples adotar algumas ideias.”, conclui Bezerra.

A edição deste projeto ainda traz uma grande novidade. A apresentação, que acontecerá no dia 30 de abril no CEU Vila Atlântica, contará com uma tradutora de libras. O ‘Diverte Teatro Viajante’ estará oferecendo acessibilidade para pessoas com deficiência e isso é um motivo de orgulho para nós e todos os envolvidos no projeto. “Possibilitar o acesso de todos aos espetáculos é fundamental para que alcancemos nossos objetivos com êxito”, finaliza Julio.

Serviço

Peça: “Reciclagem Divertida”

Data: 23 de abril 
Horário: 9h
Local: CCA e CEI Elo de amor e CCA Catarina Kentenich
Endereço: R. Guiomar Novaes, 88 - Jardim Santa Lucrecia, São Paulo - SP

Data: 23 de Abril 
Hora: 14h
Local: CCA Camille Flammarion
Endereço: Rua Adalberto Kurt, 915

Data: 24 de abril
Hora: 08h30, 10h30, 14h e 15h30
Local: EMEF Badra
Endereço: R. Principal, S/N - Jardim da Conquista (Zona Oeste)

Data: 25 de abril
Hora: 8h, 10h, 14h e 16h
Local: EMEF Recanto dos Humildes 
Endereço: R. Argélia, S/N - Jardim da Conquista (Zona Oeste)

Data: 26 de abril 
Hora: 9h
Local: CCA Lar da criança 
Endereço: Rua Major Emiliano da Fonseca, 300 - Vila Pereira Barreto, São Paulo - SP

Data: 29 de abril 
Hora: 10h e 15h 
Local: CEU Vila Atlântica
Endereço: Rua Coronel José Venâncio Dias, 840

Data: 30 de abril
Hora: 10h
Local: CEU Vila Atlântica
Endereço: Rua Coronel José Venâncio Dias, 840

Data: 02 de maio
Hora: 9h
Local: CCA NEEMIAS
Endereço: R. Friedrich Von Voith, 410 - Jaraguá, São Paulo - SP

Data: 02 de maio
Hora: 14h
Local: E.E. Alfredo Bresser 
Endereço: R. Sumidouro, 66 - Pinheiros, São Paulo

Data: 03 de maio
Hora: 9h
Local: CCA Claret e CEI Claret
Endereço: R. Prof. José Lourenço, 227 - Vila Zat, São Paulo

Data: 04 de maio
Hora: 10h
Local: CCA Alegria de viver
Endereço: Tv. Lázaro Merono, 200 - Conjunto Habitacional Brigadeiro Eduardo, São Paulo

Sobre o Diverte Teatro Viajante

A partir de sua primeira edição em 2014, o projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Os assuntos abordados no projeto fazem parte do dia a dia destes jovens, mas muitas vezes não são abordados com frequência. O projeto visa complementar o conteúdo apresentado pelas escolas, fazendo com que os participantes o absorvam de forma lúdica, uma vez que o assunto é apresentado de forma teatral.

Sobre a INOVA 

A Inova Gestão de Serviços Urbanos é uma empresa criada em 2011 para realização de serviços de limpeza pública em São Paulo, utilizando equipamentos de alta tecnologia, nas regiões Centro e Oeste da cidade de São Paulo. Adotando o conceito de “Cidade Limpa”, tem como meta a manutenção da limpeza associada à implementação de projetos de educação ambiental em suas áreas de atuação. É uma sociedade de propósito específico formada por três acionistas: Revita Engenharia, Vital Engenharia Ambiental e Paulitec.