Mentoplastia



Por Prof. Dr. Marcelo Fardin - CRO: 49423

Muitos pacientes não sabem, mas o Buco Maxilo Facial também pode realizar a mentoplastia, procedimento cirúrgico no mento – região abaixo do lábio inferior, que pode ser aumentado por meio de próteses e ou reduzido, tirando a aparência de queixo alongado, ressaltado e ou mesmo deformado. Vou explicar melhor como e quem pode fazer este procedimento:

Saiba o que é o mento:
O mento é porção inferior e média da face, saliente, e que se localiza abaixo do lábio inferior.

Conheça mais sobre mentoplastia:
A mentoplastia, também conhecida como cirurgia do queixo, cirurgia do contorno cervical e genioplastia, não é apenas um procedimento estético. Muitos pacientes realizam esta intervenção por apresentarem problemas de saúde que envolve a mandíbula, pescoço e o terço inferior da face. E é indicada para tratamento das deformidades estético-funcionais do queixo, podendo ser realizada de forma isolada, mas, em geral, associada as deformidades maxilo-mandibulares, enquadrando-se em uma das técnicas de ortognática.

Conheça as indicações para a cirurgia:
Entre os motivos e indicações para a cirurgia estão: o avanço ou retração da mandíbula, crescimento ósseo apenas do osso do queixo, que promove dissimetria facial e compromete a funcionalidade dos músculos da face, correção de deformidade do mento (queixo), com base no tipo e na extensão da deformidade sendo classificadas em Macrogenia (queixo proeminente); Microgenia (Queixo retraído ou deficiente) e Queixo Assimétrico, assim como para outras associações com alterações de prognatismo ou retrognatimo mandibulares. Também pode ser indicada para tratamento de apneia obstrutiva. 

Diagnóstico:
O Buco Maxilo Facial é um dos especialistas capacitados para avaliar o paciente e suas reais necessidades, recorrendo, a exames clínicos e ao uso de tecnologia de ponta com um planejamento digital cirúrgico para diagnosticar problemas de saúde e de funcionalidade dos músculos, mandíbula e maxilar. Após sua avaliação, com uso do planejamento digital cirúrgico – que compreende exames clínicos, exames radiográficos, registros fotográficos, análises cefalométricas e até tomografia computadorizada –, poderá garantir 99% de assertividade em qualquer intervenção em prol da saúde.

Entenda como é o processo digital cirúrgico para a mentoplastia:
O processo de planejamento digital cirúrgico associa fotos do paciente, resultados da tomografia computadorizada do crânio e digitalização de modelos de gesso ou scanneamento intra-oral direto (permitindo melhor visualização). Após, todo o conteúdo é repassado para um software que replica as informações e “cria” um paciente virtual para ser estudado e o médico simular diferentes tipos de tratamentos, principalmente para quando há necessidade de movimentação óssea como, por exemplo, cirurgias ortognáticas, sendo a mentoplastia uma delas.

Considerações finais:
Todo e qualquer procedimento deve ter indicação médica e seguir protocolos para garantir resultados satisfatórios, sem intercorrências e riscos. Procure o buco maxilo facial para uma avaliação e indicação de possíveis tratamentos.


Sobre Marcelo Fardin: é Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial; e Estomatologista. Opera nos mais renomados hospitais de São Paulo e do Brasil. Atende no seu consultório particular em dois endereços: Rua Voluntários da Pátria, 2128, sala 11, Santana – SP - 11-2283-3865 / 11-2959-3554 / e Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 229 - Conj. 508, Itaim – SP - 11-3459-4135 / 11-3459-4136.  


Texto:  Prof. Dr. Marcelo Fardin - CRO: 49423
Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial; e Estomatologista.
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves – MTB 48326
 Facebook e Instagram: @doutormarcelofardin
Clínica Fardin – www.clinicafardin.com.br
Rua Voluntários da Pátria, 2128 – Sala 11 – Santana – SP
Fones: 11-2283-3865 / 11-2959-3554
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 229 - Conj. 508 - Itaim – SP 
Fones: 11-3459-4135 / 11-3459-4136
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves - MTB 48326
11-4113-6820 / 11-98092-6021 - carinacgoncalves@gmail.com