Asma induzida pelo exercício físico

Além dos habituais gatilhos como poeira, mofo, cheiros fortes e
mudanças climáticas, o exercício físico também pode desencadear novas crises
  


            Os exercícios físicos são essenciais para manter o corpo em movimento e saudável, ainda mais para as crianças que precisam gastar energia e se socializar entre os amigos por meio dos esportes. Porém, para às com diagnóstico de asma, as atividades físicas podem se transformar em momentos de tensão. Isso, porque ocorrem episódios de Asma Induzida por Exercício (AIE) e desencadeiam um conjunto de sintomas e Broncoespasmos Induzidos por Exercícios (BIE).

            No entanto, a Asma Induzida por Exercício (AIE) pode ocorrer inclusive em pessoas que não possuem histórico anterior de crises asmáticas. Sabemos que o fato de se exercitar promove no corpo reações adversas, entre algumas, elevação da carga respiratória e cardíaca, promovendo momentos de falta de ar, fadiga e até mesmo disritmia, que tendem a sessar com o passar de minutos após a prática da atividade física. Mas para as crianças asmáticas, esses sintomas podem ser mais intensos e aparecem entre 5 ou 10 minutos após o início como, por exemplo, falta de ar durante ou após treinos e brincadeiras, tosse seca e ou com produção de secreção, cansaço exacerbado, além de chiado, aperto no peito e dor abdominal.

            Mesmo com todos esses sinais de desconforto, as crianças com AIE não devem ser excluídas das atividades físicas e tão pouco serem impedidas de se tornarem atletas. A asma, como já mencionada em outros textos meus, é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e acomete pessoas de todas as idades e pode ser hereditária, assim como por reações alérgicas, obesidade, prematuridade no nascimento, fatores ambientais, entre outros motivos.

            A atividade física é tão necessária para pacientes com diagnóstico de AIE quanto para quem não possui asma. A diferença entre um e outro são os cuidados adotados. É necessário acompanhamento médico constante e uso de medicamentos para minimizar os sintomas e desconforto. Entre alguns estão os broncodilatadores para abrirem as vias respiratórias e relaxarem os músculos, assim como medicamentos antiasmáticos e anti-inflamatórios para prevenir o inchaço das vias aéreas.

            Como dica final, antes de se aventurar em atividades físicas caso já possua indícios de asma, procure a pneumologista para orientações e prescrição correta de inibidores, assim como um plano de atividades físicas apropriado para o perfil de cada um.




Texto: dra. Fernanda Bombarda – CRM: 95033 – Pneumologia Infantil
Consultório: Av. Nova Cantareira, 291, sala 84 – 8ª andar – Tucuruvi – SP
11-2631-6679 - drafernandabombardapneumo@gmail.com
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves - MTB 48326