Dicas para contratar serviço de manutenção
e cuidar melhor do refrigerador


No Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, especialista em suporte técnico da Embraco fornece dicas de como garantir um trabalho de qualidade utilizando peças originais e zelando, acima de tudo, pela segurança

A vida útil de um refrigerador é longa – pode passar de 10 anos –, mas as variáveis que afetam sua durabilidade são muitas: marca, cuidados, qualidade da energia elétrica, constantes quedas na rede de energia, temperatura e umidade do ambiente, além do tipo de manutenção dedicada ao produto para garantir segurança e um serviço bem executado.

Então, quais são as ferramentas adequadas e quais os procedimentos que o refrigerista necessita seguir? Que cuidados são necessários para manter uma vida útil mais longa do refrigerador?

Daniel Fretta, especialista em suporte técnico da Embraco, responde a questões importantes para os consumidores.

Dicas úteis na hora de contratar um serviço de manutenção:

  • Antes de chamar um profissional, procure referências e, sempre que possível, opte por lojas especializadas nesse tipo de serviço.

  • Verifique se o profissional faz uso de itens essenciais, como bomba de vácuo, manifold e balança de precisão para carga de gás. Manifold é utilizado para medir a pressão do gás refrigerante utilizado na geladeira; a balança é usada para medir a quantidade do fluído; e a bomba de vácuo é responsável por retirar o ar e umidade de dentro do sistema de refrigeração, gerando o vácuo. O uso desses itens se torna essencial para o bom funcionamento e segurança do equipamento. Por exemplo, umidade em um sistema acima do aceitável pode causar defeitos desde congelamentos até corrosão, danificando e obstruindo válvulas, filtros e tubulações.

  • Exija a garantia do trabalho realizado, que, normalmente, está vinculada apenas ao produto substituído. Peça também o certificado de garantia do compressor.

  • Duvide de valores muito baixos. Os materiais para este tipo de serviço não costumam ser muito baratos, como gás, compressor, equipamentos, etc.

  • No caso de troca do compressor, suspeite de serviços realizados rapidamente. Um serviço de troca bem feito dura entre 1h e 1h30.

  • A utilização de componentes originais é imprescindível nos compressores, principalmente os elétricos. O uso de itens não-originais pode comprometer o funcionamento do produto, como os níveis de eficiência, capacidade e segurança, podendo até causar superaquecimento e danos ao compressor e, consequentemente, ao refrigerador. Aqui, vale ressaltar que o uso desses itens não homologados pode trazer riscos ao usuário. Por exemplo, um protetor térmico que não esteja corretamente dimensionado, no caso de paralelos, pode não atuar e eventualmente ocasionar um princípio de incêndio - dependendo do fluído.

Cuidados básicos com a refrigerador:

  • Procure ler o manual de instruções que acompanha o produto. Ele traz informações para o uso correto, bem como cuidados gerais com o equipamento.

  • Não remova o fio de aterramento do refrigerador. Este deve ser ligado a um fio-terra efetivo.

  • Não use adaptadores e/ou extensões nem ligue mais de um refrigerador no mesmo ponto de tomada.

  • Verifique se a tensão na rede elétrica que chega até a residência está dentro dos limites aceitáveis para o produto: para tensão nominal de 115V o recomendável é entre 103V-140V e para tensão nominal de 220V, entre 198V-248V.

  • Caso exista oscilação na tensão da rede elétrica, é recomendável utilizar um estabilizador.

  • Não guarde produtos quentes dentro do refrigerador. Isso faz com que o compressor precise funcionar mais tempo que o necessário para baixar a temperatura, consumindo mais energia elétrica.

  • Não pendure roupas no condensador que fica atrás do refrigerador.

  • Nos casos em que o refrigerador é embutida, respeite a distância mínima de 15 cm entre as paredes para que o produto tenha uma troca térmica adequada.

Limpeza interna do refrigerador:
  • Use água, sabão neutro e esponja macia.
  • Jamais utilize espátulas, facas e produtos abrasivos.
  • Não use álcool ou qualquer outro tipo de solvente.

Sobre a Embraco
A Embraco é uma empresa global que promove qualidade de vida por meio de soluções inovadoras para refrigeração. Com sete fábricas, três escritórios comerciais e uma unidade global de serviços compartilhados, a companhia possui aproximadamente 1.200 patentes depositadas vigentes e está presente em mais de 80 países com um amplo portfólio que se destaca pela eficiência energética e alto desempenho. A Embraco tem tecnologias para os segmentos residencial, comercial - como varejo, restaurantes e aplicações médicas – e de distribuição e revenda. Por meio de parcerias com startups e serviços digitais, também entrega valor e inteligência aos seus clientes. Mais informações em: www.embraco.com