image.png

Dicas para acertar na escolha 
da escola do seu filho

Na hora de decidir onde o filho irá estudar, os pais são tomados por dúvidas 
sobre qual instituição é a melhor para promover o aprendizado. 
Mas há detalhes que a família deve considerar para fazer a opção correta. Saiba quais.

Definir o estabelecimento de ensino que será responsável pela educação de seu filho não é tarefa fácil. Ao contrário, os pais vivenciam esse dilema sempre que têm de fazer esta escolha pela primeira vez ou quando precisam mudar de escola. E com razão, é necessário se atentar a vários detalhes e definir qual será a opção mais adequada para a criança aprender, desenvolver competências socioemocionais e, por que não, ser feliz durante esta fase da vida.

Para ajudar, a diretora da Escola Bilíngue Pueri Domus unidade Itaim, Ana Cristina Rocha Gonzaga, recomenda que os pais anotem os itens considerados prioridade para a família, como localização, qualificação profissional dos docentes, metodologia de ensino, espaço físico da unidade, horários, grade curricular, entre outros. Acompanhe a seguir algumas dicas que devem ser levadas em conta durante a visita ao empreendimento.

Localização
Avalie a localização da escola e como seria a mobilidade do estudante. É importante considerar este fator para não gerar estresse extra ou cansaço por conta do trajeto, resultado do trânsito ou tempo gasto nas idas e vindas entre a casa e a escola. É importante os pais conhecerem as rotas de deslocamento e também se há serviço de transporte escolar e quanto custa.

Estrutura física
Durante a visita, observe bem como é a estrutura física da escola. Se as salas oferecem conforto e equipamentos, se há espaços interativos, área para atividades físicas e de lazer, local para alimentação, laboratórios, biblioteca e cantina ou lanchonete. Avalie também como é a limpeza, a segurança e a manutenção de todas as áreas.

Alimentação
Nas escolas que oferecem alimentação para seus alunos, é importante os pais se informarem se há nutricionistas que cuidam do cardápio, quais são os itens oferecidos e se há possibilidade de adequar para aqueles que possuem restrições alimentares.

Proposta Pedagógica
Na conversa com o diretor ou o coordenador, informe-se sobre a proposta pedagógica da escola. Isto é fundamental para os pais entenderem como é o planejamento criado para promover o aprendizado dos seus alunos. É na proposta que estão definidos como serão feitas as avaliações dos alunos e quais serão os meios utilizados para transmitir conhecimento. Procure se informar também sobre a grade curricular e os horários dedicados para todas as atividades.

Metodologia de ensino
Saiba como será promovido o aprendizado do seu filho pela escola. Tenha em mente que os primeiros anos de vida escolar são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Portanto, avalie como é a formação do aluno e se há atividades para estimular o conhecimento. Verifique, entre outras coisas, quais são os livros utilizados, se a escola adota ferramentas tecnológicas, se oferece cursos extracurriculares, se faz passeios e se há compromisso com o desenvolvimento socioemocional do aluno.

Corpo docente
Os professores são mediadores de conhecimento em uma instituição de ensino, portanto, é importante que os pais avaliem a capacitação daqueles que irão cuidar do desenvolvimento do seu filho. Lembre-se que um corpo docente capacitado demostra a excelência da escola e como ela se compromete a manter a qualidade na formação de seus alunos. Considere também quantos professores farão parte da jornada do seu filho por período.

Comunicação
Os meios que a escola utiliza para se comunicar com os pais contribuem para o acompanhamento da rotina escolar dos filhos e como está sendo o aprendizado. Atualmente, as plataformas digitais têm sido eficientes neste processo, mas é preciso também considerar a quantidade das reuniões presenciais.

Ensino bilíngue
Se os pais buscam uma instituição que prepare o filho para se comunicar em qualquer lugar do mundo, a opção é escolher uma escola bilíngue. Neste caso, avalie se a proposta é desenvolver habilidade multicultural.
Após considerar os itens acima e outros definidos pela família, de acordo com Ana Cristina, provavelmente os pais ficarão em dúvida entre duas ou três escolas. “Para resolver a questão, faça uma nova visita, agora conversando com outra pessoa. Se falou com a coordenadora, peça uma conversa com a diretora, por exemplo. E leve seu filho junto. A criança é sempre um bom termômetro para ajudar na tomada de decisão”, ensina a diretora.

Sobre a escola bilíngue Pueri Domus
Com quatro unidades em São Paulo, o Pueri Domus tem 51 anos de atuação e mais de 20 anos de experiência em educação bilíngue. É uma das mais tradicionais escolas paulistanas, atendendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Seus alunos são considerados protagonistas na construção do conhecimento e vivenciam uma proposta pedagógica de formação integral, dinâmica e comprometida com as exigências acadêmicas nacionais e internacionais. O Pueri Domus é associado à UNESCO e está entre as únicas escolas brasileiras credenciadas peloInternational Baccalaureate (IB) e autorizada a ministrar o IB Diploma Programme (IBDP). Além disso, faz parte de um seleto grupo de escolas brasileiras contempladas com o selo Apple Distinguished Program, que reconhece mundialmente projetos que se destacam pela inovação, excelência e liderança no setor educacional, e foi classificado em 1º lugar no ranking dos 100 melhores colégios do Brasil pelo Instituto MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Cliente/2017). É parte do Grupo SEB, um dos maiores conglomerados educacionais do país, com mais de 45 mil alunos em 39 unidades, presentes em oito estados.

Fonte: assessoria de imprensa