Contraceptivo injetável completa
 mais de 50 anos no Brasil

Dr. Elsimar Coutinho, pai da descoberta, é médico endocrinologista, diretor do Centro de Pesquisa e Assistência de Reprodução Humana (CEPARH), em Salvador, atua em mais de 20 entidades de pesquisas médicas no Brasil e no exterior, e é conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS)


contraceptivo injetável – medroxiprogesterona (MPA) ou depo-provera – foi criado nos anos de 1960 e o pai de descoberta é o dr. Elsimar Coutinho, considerado um dos mais renomados endocrinologistas do Brasil no que se refere a tratamentos hormonais. Aos 88 anos e com mais de 50 anos de carreira, continua na ativa atendendo seus pacientes em quatro clínicas: Salvador (onde reside), Rio de Janeiro, Brasília e na capital paulista, onde, por sinal, muda de endereço a partir do próximo dia 24. Agora, a clínica de São Paulo estará situada no bairro de Moema.

Quando falamos da evolução dos tratamentos hormonais ao longo das últimas décadas, dr. Elsimar Coutinho, com todas as suas credenciais em pesquisas e descobertas nos campos da saúde e da reprodução humana, vem quebrando paradigmas e derrubando conceitos milenares.  Todo esse trabalho, reconhecido mundialmente e com centenas de trabalhos publicados nos quatro cantos do planeta, tornou esse baiano – nascido na cidade de Pojuca – um ícone da medicina.

Hoje, dr. Elsimar Coutinho considera-se plenamente realizado por ter contribuído para que o ser humano possa concretizar seus sonhos e viver melhor. Ainda assim, ele acredita que a sua missão não chegou ao fim: “Fracasso é a pessoa não usar o que aprendeu. Continuar a ser útil, é uma grande virtude. São décadas de atividade intensa, atendendo mais de 20 pacientes por dia. Não deixo de me atualizar para continuar a cumprir a minha missão cada vez melhor", conta ele, que dirige o Centro de Pesquisa e Assistência de Reprodução Humana (CEPARH) em Salvador, é membro de mais de 20 entidades de pesquisas médicas no Brasil e no exterior, e conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: assessoria de imprensa