Centro Educacional Unificado Perus recebe
 projeto de música gratuito

“O Passo”, reconhecido internacionalmente, será oferecido
 para crianças e adolescentes durante o ano de 2018
 
 
O Centro Educacional Unificado Perus, no bairro Vila Fanton, em São Paulo, recebe a partir deste mês o projeto “O Passo”, um método de educação musical por meio de oficinas para trinta e cinco crianças e adolescentes. Reconhecido no Brasil e no exterior, o projeto que acontecerá durante o ano letivo de 2018, foi criado em 1996 por Lucas Ciavatta, indicado ao Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, em 2011, pelo conjunto de sua contribuição para o ensino da Música. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, patrocinado pela SOMOS Educação e produção do Grupo Incentivar.

No dia 21 de agosto acontecerão mini oficinas abertas para todos os alunos interessados, onde serão selecionados os participantes do projeto.  O curso tem início a partir de 28 de agosto e ocorre uma vez por semana.

Baseado num andar específico e orientado pelos pilares corpo, representação, grupo e cultura, “O Passo” introduz novos conceitos no ensino-aprendizagem musical das crianças como posição e espaço musical, e novas ferramentas como o andar, notações orais e corporais e a Partitura d'O Passo.
“É uma forma de inclusão efetiva de todos os alunos na prática musical com o desenvolvimento da musicalidade de cada um, por meio de método baseado nos princípios de inclusão e autonomia. Portanto, mesmo os alunos com deficiência auditiva ou necessidades especiais podem participar das oficinas”, explica o Supervisor de Marketing do Grupo Incentivar, Welson Ribeiro.

As oficinas buscam propiciar o reconhecimento do corpo como uma ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem de música, introduz a noção de que corpo e mente devem caminhar necessariamente juntas, auxilia na construção de processos de representação cada vez mais complexos, prestando especial atenção às formas de notação oral, corporal e gráfica, além de possibilitar a compreensão de que nossa cultura se impõe como uma referência fundamental para a construção tanto de nossa música quanto de nossa identidade.

“O Passo” é dividido em três partes: produção, oficinas e encerramento e tem previsão de término em dezembro de 2018. 
 
 
 
Mais informações: http://www.projetoopasso.com.br

Fonte: assessoria de imprensa