“Socorro! Meu Filho Come Mal”

Obra de da Gabriela Kapim, nutricionista e também apresentadora de programa homônimo 
no GNT, ensina receitas práticas e fáceis para fazer com as crianças.


Por Carina Gonçalves

Toda mãe, em algum momento da vida, terá um problema com a alimentação dos filhos. Existem várias fases e estágios sobre o que as crianças gostam ou não. Na minha casa não é diferente. Tenho dois filhos – a Alice de 5 anos que não come quase nada e é muito seletiva, e o Gabriel de 9 anos que come de tudo e se puder sem limites. Resultado: para um tenho de forçar a alimentação e para o outro negar (com dor no coração) inúmeras vezes sobre o que pode comer. Afirmo que é uma luta diária e, tem dias que me sinto derrotada, arrasada e com sensação de não ter feito o suficiente.

Já recorri a vários sites, livros e dicas de cozinha saudável para tentar o equilíbrio entre uma criança e outra. Por um tempo funcionou esses mecanismos, mas, como todo mundo, sempre é bom inovar e trazer alegria na hora da alimentação. Sabemos, para quem cuida de criança – mãe, vó, tia, babá ou pessoas que amam crianças, que não é tarefa fácil e tão pouco simples.

Por coincidência, na última semana, chegou aqui na redação o livro “Socorro! Meu Filho Come Mal”, da Gabriela Kapim, nutricionista e também apresentadora de programa homônimo no GNT. Confesso que me surpreendi com a qualidade gráfica, com as imagens e principalmente com as receitas que indicam para fazermos em casa e com as crianças. O que mais me chamou a atenção foi a maneira de “separação” das receitas, dividas por grupos de cores. Isso pode ajudar e muito na hora da refeição e aliviar um pouco o estresse, pois as crianças amam cores e mesclar no dia e ou na semana faz toda a diferença.

Na obra, também, na descrição das receitas, especificamente no modo de preparar, tem duas mãozinhas que indicam a possibilidade de participação das crianças durante o preparo dos alimentos.  Sei que não são todas as mães e ou pessoas que lidam com a cozinha e a alimentação que dispõe de tempo (e paciência) para inserir os pequenos no processo de produção das refeições, mas é legal, por exemplo, criar um dia na semana para deixá-los participar. Desta maneira poderão se sentir parte do que consomem e, quem sabe, mudar a ideia (fixa) do que gostam ou não e passarem a olhar os alimentos com mais vontade de experimentar.

Entre muitas receitas das quais inclusive vou experimentar, fiquei fascinada pela praticidade de preparo e simplicidade dos ingredientes. Ou seja, não é necessário quebrar a cabeça para criar pratos mirabolantes e saudáveis. Tem desde palitinhos de batata que lembra as irresistíveis batatas fritas até um delicioso creme de avelã que substitui o chocolate cremoso. Vale a pena comprar o livro e usar no dia a dia com as crianças. Super recomendo.

Release sobre a obra:
De tanto enfrentar o desespero de pais e mães de todos os estilos e perfis, Gabriela Kapim, que apresenta desde 2014 no canal GNT o programa Socorro! Meu filho come mal, percebeu que o envolvimento das crianças nesse processo é fundamental para que elas comam bem – e uma alimentação saudável está diretamente ligada a uma vida feliz.

A equação formulada pela autora define as cinco cores que nunca podem faltar na hora das refeições, mas Kapim também deixa claro que não basta colorir o prato: é preciso entender o que cada elemento faz ali e incluir as crianças no preparo – sempre, claro, com supervisão. Para isso, marca com um “selo de segurança” (a ilustração de duas mãozinhas) todas as etapas das receitas que são apropriadas à participação dos pequenos. Ela também dedica uma seção para ensinar aos pais como preparar a lancheira da criançada para a hora do recreio sem jamais apelar para salgadinhos, biscoitos recheados, doces, sucos de caixinha e refrigerantes.

Socorro! Meu filho come mal: Receitas para pais e filhos deixa claro que quanto mais conhecemos o que comemos, mais fácil é fazer boas escolhas na hora das refeições – e esse é um aprendizado que precisa ser exercitado desde a infância. Para aproximar ainda mais as crianças, o livro vem acompanhado do Sacolé da Kapim, um livro de atividades com passatempos que giram em torno da alimentação saudável. Afinal, o objetivo do livro é fazer com que pais e filhos comam se divertindo e se divirtam comendo!

Sobre a autora:
No ar pelo canal por assinatura GNT desde 2014, o programa  "Socorro! Meu filho come mal" transformou a nutricionista Gabriela Kapim numa grande referência em alimentação infantil. Esse tema fez parte de sua vida desde o primeiro emprego, quando Kapim assumiu o cardápio de uma cantina escolar e percebeu o quão difícil era fazer com que as crianças optassem por alimentos mais saudáveis. Foi a partir daí que ela começou a desenvolver o método que utiliza com sucesso nas várias temporadas do programa.


Ficha Técnica:
Título: Socorro! Meu filho come mal: Receitas para pais e filhos
Autora: Gabriela Kapim
Editora: LeYa
192 páginas
Valor sugerido: R$ 54,90