Destaque - Cursos gratuitos no CIC Norte

"Música no CIC Norte" oferece cursos 
gratuitos em zona norte de São Paulo

O projeto “Música no CIC Norte” abre novas inscrições 
para cursos de guitarra, violão, percussão e canto


Pensando em resgatar a cidadania dos moradores de bairros da periferia, por meio de saraus e oficinas didáticas, o projeto “Música no CIC Norte” está com inscrições para cursos gratuitos de canto, guitarra, violão e percussão. As aulas, que são abertas para a comunidade, estão sendo realizadas no CIC (Centro de Integração a Cidadania) Norte Jova Rural, de quintas aos sábados. As inscrições podem ser feitas pessoalmente no local, todas as quintas e sextas, das 10hrs às 15hrs. É necessário levar um documento original com foto. São 40 vagas no total e todos os alunos receberão uma certificação no fim do curso.

O projeto que começou em agosto desse ano e irá até maio de 2018 é aberto, primeiramente, para moradores da região que tiverem acima de dez anos. No total, são quatro turmas para o curso de violão, uma para percussão, uma para canto e uma para guitarra. O conteúdo capacita os alunos para a leitura básica de notas e cifras, percepção de tempo e ritmo, manuseio dos instrumentos, noções de timbres, voz e diferentes sonoridades. Além das aulas práticas, os participantes receberão apostilas explicativas gratuitas para auxiliar na orientação teórica. Os instrumentos também serão cedidos pelo projeto para o uso durante as aulas.

O “Música no CIC Norte” conta com quatro profissionais, que juntos formam a banda “De um jeito Casual”. O grupo, que leciona aulas de música desde 2011, elaborou o projeto como forma de compartilhar o conhecimento musical, além de beneficiar moradores de periferia que não possuem oportunidades de aprendizado ou proximidade com a música.

 “Acreditamos que a música é uma peça importante para formação cultural, social e do caráter da comunidade. É uma forma de comunicação universal e de resgate da auto estima”, explica Wellington Palmieri, violonista da banda e proponente do projeto.

Além dos cursos, o “Música no CIC Norte” traz dois saraus que irão acontecer em dezembro desse ano e maio do ano que vem, com o objetivo de avaliar e dar a oportunidade aos alunos de praticarem tudo o que aprenderam.

O projeto, que foi comtemplado pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) visa beneficiar não só moradores de Jova Rural, mas também de regiões mais próximas. Os participantes receberão um certificado de conclusão e estarão aptos a tocar os instrumentos, criar novos grupos ou bandas, e até repassar o que aprenderam.

Como se inscrever?
Onde? CIC Norte Jova Rural - Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Jova Rural – Jaçanã
Quando: Até o encerramento das vagas
Horário: Quintas e sextas-feiras, das 10hrs às 15hrs
Aulas:
Percussão – Sábados, das 14h30 às 16h30
Guitarra – Sábados, das 14h30 às 16h30
Canto – Sábados, 13h às 15hrs
Violão – Quintas e Sextas, das 10h às 12h e 13h às 15h
Telefone: (11) 986034162

Conheça o projeto Música no CIC Norte:
O Música no CIC Norte oferece oficinas e saraus gratuitos e tem o objetivo de resgatar a cidadania dos moradores da periferia de São Paulo por meio da música.

Idealizado por Wellington Palmieri, 21, violonista e estudante de psicologia, o projeto conta também com o apoio de Felipe Ferreira, 23, guitarrista, Thiago Araújo, 31, professor de canto e Bruno Ataíde, 26, músico percussionista. Juntos, formam a banda “De um Jeito Casual”. O grupo leciona e realiza projetos musicais desde 2011.

O projeto é contemplado pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), portanto, conta com apoio financeiro e integral da secretaria da cultura para um bom desempenho.