Cultura - Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces

A poesia de Cora reencontra São Paulo
 em "Cora dentro de mim" 


Depois de Brasília(DF), Imperatriz e São Luís (MA), a circulação do espetáculo "Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces" encantará São Paulo e depois seguirá para o Rio. Filha de Cora, Vicência, confirmou presença


Depois de ter sido assistido por mais de 10 mil pessoas ao longo de 17 anos de trajetória, trazendo um encantador clima intimista e aconchegante, com cheiro de doce, cravinho, caramelo e boa prosa, "Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces", chegará aos palcos de São Paulo, no sábado (08/04 - às 21h) e domingo (09/04 - às 19h), no Top Teatro (Rua Rui Barbosa, 201- Bela Vista), com ingressos a R$10,00 (meia entrada) e com censura de 14 anos. A filha de Cora Coralina, Vicência Bretas Tahan, já confirmou presença na sessão de domingo. O espetáculo será apresentado na véspera do dia da morte de Cora (10 de abril). Depois de São Paulo/capital, o espetáculo teatral segue para o Rio, encerrando a temporada patrocinada pelo Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do DF, em maio, em Ceilândia (DF).

Cora e as terras paulistas
"São Paulo marcou muito a vida de Cora Coralina. Afinal, ela se refugiou no estado (morou na capital e em Jaboticabal, Penápolis e Andradina) quando fugiu de Goiás e ficou 45 anos em terras paulistas. Pensando nisso, incluímos São Paulo na circulação nacional do espetáculo", afirma a idealizadora e intérprete do espetáculo, a atriz e escritora maranhense Lilia Diniz.


Acessibilidade
Vale a pena enfatizar que a peça contará com um intérprete de Libras e Audiodescrição permitindo que SURDOS e CEGOS possam aproveitar esse belo momento.

O espetáculo
Premiado pela Funarte com o Prêmio Myriam Muniz/2014, "Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces é um espetáculo cênico-poético-musical, no qual os pensamentos da doceira e escritora Cora Coralina, são costurados por meio de seus versos e contos. A encenação é permeada de encantamento e delicadezas remetendo a plateia à cozinha de Cora, na velha Cidade de Goiás. O espetáculo promove um estímulo aos sentidos e às memórias, conduzindo o público à casa da infância, com cheiro da comida da avó, o perfume da tia, o aconchego do colo do avô, como se ouvindo histórias de seus familiares, ao redor do fogão à lenha, enquanto o doce de banana, que é feito em cena, fica pronto para degustação ao final do espetáculo.



"Todas as vidas foi o primeiro poema que li dessa mulher, que veio a ser parte da minha vida profissional e pessoal de modo intenso, intrínseco e permanente. De 1996 até agora, Cora Coralina passou a conduzir-me pelos caminhos saborosos, dolorosos e amorosos de sua poesia. Ela chegou pelas pessoas, as quais me emprestaram livros e me contaram histórias de suas visitas à casa velha da ponte, dos momentos entre um poema por ela recitado e um cafezinho ou doce servido naquela cozinha. O desejo de interpretar seus poemas e contos germinou, inevitavelmente, adubado pelo encorajamento daqueles que amam a escritora e seus laboriosos escritos forjados na lida com as plantas e suas flores e frutos, no calor do fogão à lenha e seus doces, sustento de suas publicações", explica a idealizadora e intérprete do espetáculo, a atriz e escritora maranhense Lilia Diniz.
Ela ressalta que "Cora afirma ser mais doceira e cozinheira que escritora e me ensinou a necessidade da espera para o espetáculo ficar no 'ponto'. Se achegaram dois seres encantados da música, Maísa Arantes e Léo Terra, com as notas que desde sempre ouvi nas paredes dos poemas. Cá estamos com doces, poemas, contos, cantigas... No ponto? Ainda não. Há muito o que se apurar. Servidas? Servidos?", oferece.

Cora
É uma boa oportunidade para quem quiser conhecer um pouco do universo da goiana, Cora Coralina: poetisa, contista e doceira, e para muitos especialistas, uma mulher forte e libertária, e que mesmo sem saber, empunhava a bandeira de gênero com profunda intensidade numa identificação com as mulheres que vivem em opressão machista e sexista. Por isso, a jornada do espetáculo será iniciada no mês de Março, mês no qual as mulheres reafirmam suas lutas históricas por justiça social, igualdade de direitos, pelo fim da violência e por tantas outras bandeiras que tremulam pelo amor e com amor.

"Cora Coralina nos inspira nessa luta, pois ao longo de sua vida foi muito atuante em várias frentes de lutas e políticas. Foi convidada a participar da Semana de 22, em São Paulo, encontrando a partir deste movimento o impulso libertário para sua escrita. Por meio de uma revolução pessoal, literária e cultural ela se envolveu ativamente em movimentos políticos de empoderamento feminino, imprimindo seu nome não somente nas páginas literárias, mas tornando-se uma referência nacional, de engajamento, de superação e atrelamento às suas raízes culturais. Trabalhando em outras causas, como a dos idosos, das crianças, dos indígenas, dos pobres, dos presidiários e dos excluídos, chegando a fazer votos na 3ª Ordem Franciscana em 1937", pontua Lilia Diniz.

Dona Vicência
A filha de Cora, Vicência Bretas Tahan, mora em São Paulo, é educadora aposentada, também é escritora, dá palestras e conta as histórias de Cora Coralina pelo Brasil. "Vou à peça. Minha mãe morreu em 10 de abril de 1985, e, ainda hoje, sua obra é lembrada. Acho isso sensacional!", revela.


Serviço:
"Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces" 
Onde: Top Teatro (Rua Rui Barbosa, 201- Bela Vista - SP)
Quando: Sábado (08/04 - às 21h) e domingo (09/04 - às 19h)
Quanto: R$10,00 (meia entrada) 
Censura: 14 anos

Continuação da Circulação Nacional
Rio de Janeiro (em marcação)
Ceilândia/DF (13 e 14/5).

Ficha Técnica
Monólogo | Duração: 70 minutos
Seleção de Poemas, Músicas e Interpretação: Lília Diniz
Direção: Lília Diniz
Músicos: Léo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim
Iluminação: Edvaldo Alves
Cenografia e Figurino: Miguel Mariano Mariano e Lília Diniz
Direção Musical: Léo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim
Produtora Executiva: Suene Karim
Produção Local (São Paulo): Thaís Campos
Assessoria de Imprensa: Keyane Dias e Marcos Linhares
Fotografia: Alice Maria Photography
Registro Audiovisual: Cinese Filmes (Leonardo Monteiro)
Identidade Visual: Nara oliveira
Redes Sociais e Designer gráfico: Valéria Amorim (Candiá Produções)


  



Fonte: Candiá Produções