Educação - CNH e Trânsito


Interatividade é aposta para tornar mais atraentes 
as aulas teóricas de direção

Com a formação de condutores se modernizando, diante da introdução de tecnologias como o simulador de direção, o avanço também deve contemplar a etapa teórica

Ao invés de apostilas, a tela de um tablet ou smartphone como acesso para um conteúdo mais amplo, tendo à disposição vídeos, animações, infográficos e games. Essa realidade, já aplicada com o propósito de atualizar os métodos de ensino disponíveis no mercado, também vem se estendendo ao segmento de formação de condutores. Sai o papel e ganha espaço uma plataforma interativa que almeja tornar mais interessante e atraente aos jovens o aprendizado dos conceitos básicos aplicados a quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Diante do constante contato do jovem com a tecnologia, e sua intimidade com ela, essa é uma transformação que o mercado de educação para o trânsito vem passando para adequar conteúdos que antes tinham um formato baseado nas informações em uma apostila. É o caminho para engajar esse público com uma alternativa ágil e prática, pois é um grupo imediatista e que busca realizar várias atividades com poucos cliques”, explica a diretora de produtos da Procondutor, Claudia Moraes. A empresa, que atua no mercado de educação voltada ao trânsito desde 2005, desenvolveu uma plataforma moderna, multimídia e interativa, que pode ser acessada de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, sem a perda da qualidade do ensino.

Entre as opções dessa tecnologia estão CFCs que disponibilizam o serviço para quem busca renovação e as aulas de reciclagem para reaver a CNH, além de outros que tratam do curso para 1ª habilitação. “Até mesmo para os motoristas mais experientes, é possível propor a tecnologia como recurso importante no aprendizado”, comenta Claudia.

O aluno ainda encontra à sua disposição na plataforma ferramentas como vídeos extras, artigos e simulado, onde pode testar seus conhecimentos, além de tutoria para esclarecimento de dúvidas antes do exame teórico. “É possível perceber que a tolerância a cursos uniformes e rígidos tem sido cada vez menor, por isso concentramos esforços na inovação, com conteúdos interativos, passíveis de personalização e que utilizam infográficos, ícones, exercícios, animações e storytelling. Tanto que, para isso, houve a mobilização de profissionais especialistas das áreas de pedagogia, psicologia e engenharia, entre outros campos, para que o material pedagógico fosse completo, atrativo e construído de forma que pudesse ser aplicado à realidade do trânsito, respeitando o perfil de cada aluno”, destaca Claudia.

A plataforma oferece conteúdo digital para que os instrutores dos cursos aplicados dentro dos CFCs contem com uma abordagem mais interativa. Além disso, quando o aluno estiver fora da sala de aula, ele poderá seguir os estudos acessando um material complementar, disponibilizado via EAD, com a mesma qualidade, permitindo que adquira conhecimento em qualquer lugar e hora. “A educação a distância é uma tendência porque não só oferece praticidade e conforto, como também economiza tempo, principalmente quando pensamos na questão da mobilidade humana cada vez mais comprometida, especialmente nas grandes cidades. Ou seja, o aluno é beneficiado pela tecnologia na sala de aula do CFC e tem conteúdo disponibilizado via EAD”, frisa Claudia. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2014, sete a cada 10 matrículas registradas no formato EAD eram referentes aos cursos livres.

Sobre a Procondutor
A Procondutor é especializada no mercado de educação de trânsito e oferece aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) cursos no sistema de educação à distância e presencial, para facilitar o processo de obtenção, atualização da renovação e reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os cursos são homologados pelo Denatran e atendem aos pré-requisitos obrigatórios e desejáveis, estabelecidos nas resoluções Contran e respectivas portarias estaduais.

A plataforma de educação a distância da Procondutor e seus recursos de aprendizagem, mobilidade e gestão de processos são fatores relevantes para o sucesso dos cursos, pois os CFCs oferecem importantes diferenciais para a formação de seus alunos, flexibilizando os horários e garantindo uma experiência eficaz de aprendizado. Pioneira no setor, a Procondutor faz parte do Grupo Tecnowise, que há 30 anos atende o mercado de educação e tecnologia da informação.

O que acha de explorar o tema?

Temos à disposição para entrevistas a diretora de produtos da Procondutor, Claudia Moraes.

Segue sugestão de imagem da plataforma, que conta ainda com assistente virtual exibindo as informações por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).



Fonte: assessoria de imprensa Imagem Corporativa