Cultura - 17ª Edição da Patchwork Design

Exposição internacional de Patchwork

Evento vai reunir trabalhos de artistas
brasileiros e estrangeiros, além de feira e oficinas gratuitas




Técnica conhecida por seus desenhos delicados, o patchwork – em português, “trabalhos com retalhos”- vem ganhando contornos ousados. Com novas linguagens, ganhou status de arte. Todo o resultado da criatividade dos artistas plásticos que hoje se dedicam a técnica pode ser conferido na 17ª. Edição da Patchwork Design, que reúne uma feira especializada do setor têxtil e a Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil. O evento acontecerá de 16 a 18 de março no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, no Rio de Janeiro, nos dias 27 a 29 de abril, no Clube Monte Libano e em Curitiba, nos dias 7 a 10 de junho, no Expotrade Convention Center.

A “Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil vai apresentar 70 trabalhos de 56 artistas (46 artistas estrangeiros e 10 artistas brasileiros). Entre os estrangeiros, destaque para o trabalho da artista americana Barbara O’Steen que estará presente na mostra recebendo o público e falando sobre duas obras suas que participam da mostra e narram a preocupação com a preservação do meio ambiente, como Trees” – painel em 3D que reproduz em tecido o tronco de uma árvoreJá os brasileiros participarão reunindo uma séria única com todos os trabalhos do mesmo tamanho.

Na exposição o público poderá conferir peças de patchwork moderno. “Os trabalhos são quase todos abstratos e apresentados em exposições galerias de arte e museus de vários países. São trabalhos contemporâneos. As pessoas nem acreditam que o que estão vendo é tecido. A técnica dá liberdade ao artista de brincar a vontade, misturando não somente as cores, mas texturas”, conta Zeca Medeiros, curador da exposição.

O patchwork só chegou ao Brasil na década de 60, quando foi descoberta por estilistas e decoradores. Nos anos 90 a técnica ganhou força e hoje o patchwork é cada vez mais reconhecido como obra de arte. O evento apresenta também uma feira de serviços e produtos que oferece desde a matéria prima até produtos acabados nos 70 estandes de expositores da indústria têxtil, como maquinários, livros, revistas, tecidos e produtos de decoração, cama, mesa, banho e vestuário, todos usando a técnica do patchwork tradicional.

A 17ª. Edição da Patchwork Design, que também acontecerá no Rio de Janeiro e em Curitiba,  oferece oficinas gratuitas para quem quer se arriscar a fazer um pequeno trabalho usando a técnica tradicional.  Serão mil vagas em cada cidade e as inscrições podem ser feitas no local.
- Nosso objetivo é dar destaque e valorizar cada vez mais essa arte. O evento conta com um público cativo dentre eles pessoas que trabalham com a técnica, simpatizantes e colecionadores de arte, explica Zeca.

SERVIÇO:
17ª. Patchwork Design e Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil com 70 trabalhos de 56 artistas - brasileiros e estrangeiros – e curadoria de Zeca Medeiros. Feira de produtos da área têxtil e oficinas gratuitas, com inscrições no local do evento.
São Paulo: 16 a 18 de março
Centro de Convenções Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 - 5º andar, Consolação.
Rio de janeiro: 27 a 29 de abril
Clube Monte Líbano – Rua Borges de Medeiros, 701 – Lagoa.
Curitiba: 7 a 10 de junho
Expo Trade Convention Center
Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10.454 - Vila Amélia, Pinhais.
Horário: 13 às 19h
Entrada: R$ 24,00 inteira e R$ 12,00 meia

Fonte: Contexto & Comunicação