Saúde - dores musculares

Pesquisa comprova benefício da vibração 
para alívio e diminuição da dor muscular tardia


Tanto os atletas quanto a população em geral, quando submetidos a qualquer exercício não frequente, sentirão dor de 24 a 72 horas após a prática. A Dor Muscular Tardia (DOMS), como é conhecida, é causada por rasgos microscópicos na fibra do músculo, que diminuem a produção de força muscular, reduzem a amplitude do movimento e causam desconforto, além de aumentarem o risco de lesão.

Embora diversas pesquisas tenham sido realizadas nesta área, há pouco consenso entre os profissionais sobre a maneira mais eficaz de tratar a Dor Muscular Tardia. Um estudo publicado no PubMed mostrou que o movimento oscilatório mecânico, proporcionado pela terapia vibratória, pode representar uma intervenção eficaz no exercício para melhorar o desempenho neuromuscular em atletas. Isso porque a vibração, que pode ser aplicada em locais específicos ou no corpo inteiro, mostrou eficácia na flexibilidade e potência explosiva.

A terapia de vibração melhora a força muscular, o desenvolvimento de energia, a consciência cinestésica, diminui a dor muscular e aumenta a amplitude do movimento e o fluxo sanguíneo sob a pele. Em muitos casos, o uso da tecnologia Cool-Pulse, que alia a vibração em alta frequência aos benefícios do gelo, antes da prática de atividade física diminui a DOMS.

O aparelho que oferece essa tecnologia é o VibraCool, que já pode ser encontrado no Brasil, para alívio de dores, tratamentos fisioterapêuticos, procedimentos médicos, entre outras funções. 

Fonte: assessoria de imprensa Time Comunicação