Cultura - Livro A VIDA EM DOIS TEMPOS

A VIDA EM DOIS TEMPOS

Acidente Vascular Cerebral


Angela Maria Cibiac Fernandes



Relato tocante – de fácil leitura – de uma filha que revela sua intimidade e
dedicação ao cuidar de sua mãe, vítima de um AVC,
graças a sua especialização na área de Psicologia do Desenvolvimento
e por ter lecionado durante anos Psicologia Gerontológica




Seja qual for a gravidade de um acidente vascular cerebral (AVC), ele sempre irá mudar drasticamente a vida e o núcleo familiar de quem sofreu um AVC e de todos que, de uma forma ou de outra, participam de sua vida.
A rotina de Ângela Maria Cibiac Fernandes, sofreu um revés considerável quando, em 2006, sua mãe, uma mulher de 80 anos, totalmente independente e ativa, teve um AVC.
Valendo-se de sua experiência de psicóloga e professora, disponibilizou-se rapidamente para assumir mais uma função, a de filha-cuidadora.
              Seu incessante trabalho possibilitou escrever a obra A vida em dois tempos – Acidente vascular cerebral (All Print Editora, 168 p., R$ 40,00), que é o resultado de um estudo longitudinal em que ela acompanhou e registrou, por sete anos a experiência de estar próxima a uma pessoa acometida por um AVC.

    Obra indicada para familiares, cuidadores
    e também para profissionais de saúde
    que convivem com a rotina de um
    paciente que sofreu um AVC

   O livro trata especificamente de um caso de AVC hemorrágico, em sua forma mais letal que, segundo os estudos, a incidência maior é em pessoas do sexo feminino. Nos dois dias em que antecederam ao AVC, a paciente, em foco, apresentava um quadro bem acentuado de hipertensão além sintomas de depressão.
   A vida em dois tempos fala das emoções e dos sentimentos de quem sofreu o AVC e os da autora, evidenciando as alegrias, as tristezas, a indignação e as esperanças ininterruptas com o desenvolvimento – até onde a doença permite –, do lado saudável de sua mãe.
   Evidencia também, alguns erros e deslizes cometidos por profissionais, familiares e pessoas próximas do paciente, que podem desanimá-lo ou piorar a sua situação, quando ele é tratado apenas como um organismo lesado ou um simples coitadinho e não como uma pessoa com direitos a serem respeitados e exaltados.
    Por fim, é obra que trata também da eminência da morte de um ser amado e de seu posicionamento frente a essa finitude.
    A intenção da autora, é que esta obra venha somar às demais escritas sobre o tema, porém, sob o ponto de vista de quem vive esta situação, sem temer expor a si mesma nem ao seu ente querido. “Essa exposição pública visa contribuir para minimizar sofrimentos e alavancar vidas de maior desenvolvimento saudável, dentro de um quadro de sequelas que podem ser mais ou menos graves”.
    Ângela Cibiac deixa claro, logo no primeiro capítulo, que a importância desta obra está no fato de ela expor aos familiares, cuidadores, profissionais e estudantes de diferentes áreas, como as coisas se tecem, tramam-se na materialidade do corpo considerando-o a grande possibilidade de expressão de todo o potencial do ser humano.

Sobre a autora:
Ângela Cibiac nasceu em novembro de 1952 na cidade do Rio de Janeiro. Aos 14 anos mudou-se para Minas Gerais, onde graduou-se em Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Psicologia na Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Mudou-se para Divinópopolis (MG) mantendo vínculo com Belo Horizonte por meio dos pós-graduação Mestrado na PUC e Doutorado na UFMG, tendo se dedicado aos estudos sobre o desenvolvimento humano em geral e História da Psicologia. Dedicou especial atenção aos processos de envelhecimento, em especial ao envelhecimento saudável, lecionando por vários anos a disciplina Psicologia Gerontológica.


  
   Título:                      A VIDA EM DOIS TEMPOS – Acidente Vascular Cerebral
   Autora:                     ÂNGELA CIBIAC  
   Editora:                    ALL PRINT
   Páginas / Preço:      168 / R$ 40,00
   Público alvo:            Familiares, cuidadores e profissionais de saúde que convivem com a rotina de alguém que teve um AVC