Dando voz à Visão

Em comemoração ao Dia Mundial da Visão, mais de 400 crianças e jovens receberão atendimento oftalmológico e óculos gratuitos

As pessoas se preocupam cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade do cuidado com a saúde dos olhos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,5 bilhões não têm acesso a medidas corretivas. E 30% das crianças no mundo sofrem de algum distúrbio visual, de acordo com dados do Vision Impact Institute. Para chamar a atenção para essa realidade, até o dia 08 de outubro (quinta-feira), o Instituto Ver & Viver promoverá ação junto à crianças e jovens de baixa renda atendidas pela Ong Casa do Zezinho, em São Paulo. O objetivo é celebrar o Dia Mundial da Visão, comemorado no próprio dia 08 de outubro, e promover a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a visão.

Para a ocasião, mais de mil crianças foram triadas e em torno de 400 apresentaram necessidade de atendimento oftalmológico. Aqueles que necessitarem de correção visual receberão os óculos gratuitamente. Foram três etapas: primeiramente, com a colaboração de voluntários do Lions Clubs São Paulo Pompéia,os pacientes passaram por um processo de triagem visual. Aqueles que tiveram dificuldade para enxergar receberão até o dia 08 de outubro uma avaliação mais detalhada com oftalmologistas do Instituto Verter, que disponibilizará consultórios para a realização do atendimento. Sendo comprovada a necessidade de correção, as crianças poderão escolher as armações que desejarem e receberão, posteriormente, os óculos com as lentes oftálmicas adequadas, doadas pelo Instituto Nissan.

“A forma como a vida dessas pessoas melhora após a correção visual é o que nos encanta e faz querer ajudar mais e mais. Queremos conscientizar a população e  dar ´voz à visão´e sua importância através de ações como essa por todo o país”, explica Sandra Abreu, Diretora do IVV, acrescentando que uma iniciativa similar será realizada em quatro escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro para o atendimento de mais de três mil entre alunos, professores e funcionários.

“É uma honra ajudar as pessoas a enxergar corretamente, oferecendo a elas exames oftalmológicos e óculos gratuitamente. Esta ação tem o poder de modificar vidas. A Nissan e o Instituto Nissan, nosso braço de responsabilidade social e sustentabilidade, apoiam a ação do Instituto Ver & Viver por meio da compra dos óculos, e dos nossos funcionários, que serão voluntários na entrega das armações aos jovens“, afirma François Dossa, Presidente da Nissan no Brasil.

O Lions Clubs International, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e a Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica - também apoiam a iniciativa.

Visão
As pessoas se preocupam cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade do cuidado com a saúde dos olhos. Atualmente, 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo possui algum problema de visão, sendo que 2,5 bilhões não têm acesso a correção visual, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, cerca de 20% da população, algo em torno de 40 milhões de pessoas se encontram nessa situação. Além disso, 80% das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas com soluções de baixo custo, de acordo com dados do Vision Impact Institute.

Fonte: Contextual Comunicação