Pedagoga do Colégio Nova Visão fala sobre o conceito de Psicomotricidade 

                      
A Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual da criança e para isso, vários aspectos que envolvem a Psicomotricidade devem ser considerados. 

Para a pedagoga e mantenedora do Colégio Nova Visão, Monica Lopes de Oliveira, “a psicomotricidade é um processo de maturação do corpo, a origem das aquisições cognitivas afetivas e orgânicas sendo sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

Nessa ciência o corpo é visto como um ponto de referência e o seu interesse como o principal objeto do estudo. As alterações corporais se baseiam em pesquisas bibliográficas e exploratórias que tem por objetivo o fortalecimento motor da criança.

Segundo a pedagoga Monica para que a ação seja bem sucedida deve-se adequar e respeitar a etapa de desenvolvimento individual de cada criança, para que ela conquiste à percepção de si mesma e a relação que pode ter com o espaço físico e humano que a rodeia. “No Colégio Nova Visão, incentivamos os bebês de zero a 36 meses a se familiarizarem com a imagem do próprio corpo, explorando as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação, incentivando a aprenderem a se deslocar com destreza progressiva no espaço ao andar, correr e pular, tornando-os confiantes em suas próprias capacidades motoras e explorando desta forma, as possibilidades dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento, para o uso de objetos diversos”. 

Sobre: O Colégio Nova Visão, bairro da Casa Verde - São Paulo, SP, nasceu em 2014, a partir do sonho das mantenedoras Marlene de Arruda Oliveira e Monica Lopes de Oliveira (mãe e filha) de educar com qualidade propiciando a construção do conhecimento aos alunos para que possam atuar na sociedade como cidadãos éticos, solidários e participativos.

As mantenedoras apresentam suas vidas dedicadas à educação e formação de pessoas; são Pedagogas, Professoras de Graduação e Pós graduação dos Cursos de Pedagogia e Gestão Escolar. Elas acreditam que a vida oferece oportunidade a todos, sendo a formação é que faz a diferença e transforma a sociedade.

A excelência das ações do Colégio Nova Visão está fundamentada em valores e ideais que exaltam a autoria, a autonomia, a responsabilidade social, o respeito às diferenças individuais e a prática da cidadania. 

Fonte: RBML – Comunicação Integrada