Editora Moderna e Associação Cidade Escola Aprendiz lançam o quinto volume da coleção “Tecnologias do Bairro-escola”

Publicação aborda a importância da articulação entre a escola e a comunidade e reúne experiências de sucesso, reconhecidas pelo MEC, na área de educação integral

A coleção “Tecnologias do Bairro-escola”, coletânea sobre as metodologias do Bairro-escola, conceito desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, acaba de ganhar o seu quinto e mais recente volume. O título “Articulação Escola-Comunidade”, publicado com o apoio da Editora Moderna, reúne e exemplifica as quatro tecnologias sociais que se revelaram importantes ferramentas para as escolas que desenvolvem seus projetos pedagógicos de educação integral. 

Reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) como “potenciais para a promoção da qualidade da educação e para a consolidação do direito de aprender na perspectiva da educação integral e da articulação da escola com seu território”, essas tecnologias são detalhadas - dos objetivos do projeto à sistemática de acompanhamento -, de forma a viabilizar sua realização por qualquer rede de ensino. 

A obra está organizada nos seguintes capítulos: “Trilhas Educativas: uma proposta de organização curricular em diálogo com os saberes comunitários e com os interesses dos educandos”; “Programa de avaliação contínua de aprendizagem na perspectiva da educação integral”; “Criação de espaços de diálogo na escola: Exercício de democracia e respeito aos direitos humanos no ambiente escolar” e “Repórter Aprendiz”, tecnologia educacional para formação de jovens comunicadores na escola.

Para aprofundar o debate sobre o tema, a publicação conta também com entrevista da pedagoga e doutora em educação Jaqueline Moll, que foi Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC de 2007 a 2013.

Helena Singer, diretora pedagógica da Associação Cidade Escola Aprendiz e organizadora da coleção “Tecnologias do Bairro-escola”, ressalta que “este novo volume procura tornar o mais acessível possível um conjunto de ferramentas que podem auxiliar as escolas interessadas em se aproximar de suas comunidades”. 

Bairro-escola
Proposta que norteia as ações da Associação Cidade Escola Aprendiz e tem por princípio a articulação de diversas oportunidades educativas locais, compondo redes sociais que envolvem diferentes agentes, políticas públicas e iniciativas comunitárias dos bairros e das cidades. A coleção “Tecnologias do Bairro-escola”, publicada com o apoio da Editora Moderna, apresenta as metodologias que orientam esta proposta nos seguintes volumes: Pesquisa-ação Comunitária, Trilhas Educativas, Comunicação Comunitária, Arranjos Culturais e no novo Articulação Escola-Comunidade. 

A Editora Moderna e a Associação Cidade Escola Aprendiz disponibilizam os livros para download em seus sites: www.moderna.com.br/responsabilidade-social/publicacoes/ ewww.cidadeescolaaprendiz.org.br/publicacoes/
            

Evento
No dia 12 de agosto, durante o 18º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, evento organizado pela UNCME-SP em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, a Associação Cidade Escola Aprendiz realizará a oficina "Educação Integral e a articulação entre escola, comunidade e gestão pública". Na oportunidade, os participantes inscritos na oficina receberão o livro e poderão discutir o tema com os especialistas convidados.

Inscrições e mais informações sobre o encontro podem ser encontradas no site www.uncmesp.com.br ou por e-mail: secretaria@uncmesp.org.br.


Sobre a Editora Moderna - Fundada em 1968, a Editora Moderna publica livros didáticos, de literatura e materiais de apoio, oferece serviços pedagógicos e mantém iniciativas de responsabilidade social, visando contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural do país. Desde 2001, integra o grupo editorial Santillana, referência no segmento em 22 países ibero-americanos. No Brasil, em sintonia com a Fundação Santillana, a empresa promove ações e estabelece parcerias com instituições nacionais e internacionais de fomento à educação e à cultura, como OCDE, Unesco, OEI, movimento Todos Pela Educação, Associação Cidade Escola Aprendiz e Mestres da Obra.

Sobre a Associação Cidade Escola Aprendiz - A Associação Cidade Escola Aprendiz é uma Oscip que, desde 1997, atua na aproximação e articulação entre escolas, comunidades e organizações dos diversos setores, buscando a promoção de condições para o desenvolvimento integral de indivíduos e territórios, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens.

Para isso, a organização promove a proposta Bairro-escola e realiza projetos nas áreas de educação e direitos humanos, em ações de pesquisa e produção de conteúdos de referência, formação de educadores, disseminação de práticas e experiências, e assessoria a programas e políticas de iniciativas privadas ou públicas, sempre na perspectiva da educação integral e da construção de cidades mais democráticas e inclusivas.


Fonte: S2Publicom Comunicação