“Você consegue aprender o que quiser”

Estratégias e dicas de aprendizado que podem ser aplicadas a qualquer área ensinam a alcançar o objetivo com sucesso

Para alguns, é um novo idioma. Para outros, tocar um instrumento. Para outros mais, dominar as ferramentas da computação. Ou decifrar os segredos da Matemática, ou ainda nadar, dirigir um carro, andar de bicicleta. A lista de “coisas que eu gostaria de aprender e não consigo” varia de pessoa a pessoa, mas tem pelo menos um ponto em comum: alcança todo mundo. “Se você prestar atenção ao mundo à sua volta, vai ver que numa mesma sala de aula há pessoas que aprendem mais e pessoas que aprendem menos. E há aqueles que aprendem muito pouco”, comenta Carlos Gontow, autor do livro “Você consegue aprender o que quiser”, lançado pela Disal Editora. A questão é: por que isto acontece? “Porque algumas pessoas agem e tentam aprender”, responde o autor.


Para Gontow, o exemplo da sala de aula demonstra que é possível aprender – uma vez que alguns estudantes aprendem – e que o sucesso do aprendizado está nas mãos de cada um. “O professor está lá para ajudar, para mostrar o caminho ou os caminhos, mas quem tem que seguir a estrada é você. Você precisa tomar as rédeas do seu aprendizado”, afirma.

A dificuldade em mostrar aos outros que não sabemos algo é visto como um sinal de fraqueza e demonstração de vulnerabilidade – e este é um dos principais obstáculos ao aprendizado, segundo o autor. Quando aceitamos que é normal errar, esquecer, nos confundir quando começamos a aprender algo novo, o progresso vem, passo a passo. “Com esforço, dedicação e prática conseguimos aprender qualquer coisa mesmo. Cada um tem a sua maneira de aprender e isso é uma combinação de vários fatores. Quem consegue mudar velhos hábitos, vai aprender muito mais e melhor – não importa o que quiser aprender”.

O livro traz estratégias e dicas de aprendizado desenvolvidas pelo autor nas salas de aula, como professor, ou que chegaram às suas mãos por meio de amigos e leituras. São 179 capítulos escritos em linguagem dinâmica e acessível, ilustrados com casos reais vivenciados por celebridades e pessoas comuns, que podem ser lidos em sequência ou alternadamente, como o leitor preferir. “Aprender é igual para todo mundo”, afirma Gontow. “É um processo de tentativa e erro, que às vezes dá medo e leva à vontade de desistir. Mas se a pessoa não tentar e insistir, nunca vai aprender nada. É possível aprender tudo, só depende de querer”.

Sobre o autor
Carlos Gontow é gaúcho de Porto Alegre, onde nasceu em 1960, mas vive em São Paulo desde os 14 anos. Engenheiro civil graduado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo, formou-se no Teatro Escola Macunaíma, obtendo registro profissional de ator. Começou a dar aulas de inglês em 1987, apaixonando-se pela profissão. Formou-se, então, professor pela Universidade Mackenzie. Atualmente, dá cursos de treinamento para professores, escreve livros e dá aulas para crianças, adolescentes e adultos.

Título: Você consegue aprender o que quiser
Autor: Carlos Gontow
Disal Editora - www.disaleditora.com.br
184 páginas. - Preço: R$29,00


Fonte: Ecco Press Comunicação

Receba nosso News Letter

Anuncie aqui

Saiba mais: 11-4113-6820