BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

Por carina Gonçalves


Faltam poucos dias para a Bienal Internacional do Livro (de  a 19 de agosto) começar e com novidades na área literária, além de lançamentos e momentos de autógrafos em diversos estandes, que torna a feira ainda mais interessante, pois o leitor pode conhecer de perto o criador de seus personagens preferidos e, ainda, realizar um bate-papo direto.

Como em todas as edições, sempre há homenageados que merecem destaques por suas histórias de vida, criações e obras. Entre os selecionados (merecidamente), estão Jorge Amado com suas marcantes histórias como Gabriela, Tieta do Agreste e Dona Flor e seus Dois Maridos. Também, o inesquecível  e intrigante Nelson Rodrigues que provocou os leitores com obras implícitas e fortes como Vestida de Noiva e diversas crônicas que até hoje são referências.

Ainda, durante a feira os visitantes poderão conhecer mais sobre os 90 anos da Semana de Arte de 22, com informações sobre Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, entre outros nomes que mudaram o panorama da arte no Brasil neste período. Este foi um movimento modernista, a frente do seu tempo que revolucionou a pintura, a escultura, a poesia, a literatura e a música para expressar novas ideias e conceitos artísticos. Imperdível para todos!

Conheça um pouco mais sobre os autores homenageados, ambos completariam cem anos agora em 2012, mas viverão em nossas memórias por meio de suas obras por milênios.

Jorge Leal Amado de Faria completaria 100 anos. Nascido em Itabuna, em 10 de agosto de 1912, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Autor de sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. Suas obras renderam muitas premiações entre elas o Prêmio Jabuti nos anos de 1959 e 1995.

Nelson Falcão Rodrigues nasceu em Recife, em 23 de agosto de 1912 e neste ano comemoraria seu 100º aniversário. Ainda menino mudou-se para o Rio de Janeiro onde viveu e consagrou-se como importante jornalista e escritor brasileiro, tido como o mais influente dramaturgo do Brasil. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pecado, e o sucesso chegou com Vestido de Noiva. Escreveu também crônicas, contos e romances.


Serviço:
Bienal Internacional do Livro 2012
De 9 a 19 de agosto

Pavilhão de Exposições do Anhembi


Av. Olavo Fontoura, 1.209 | Santana - São Paulo/SP
CEP: 02012-021
Telefone: (11) 2226-0400