Mutirão para exames oftalmológicos atende 4 mil alunos no dia 23 de junho

Programa Visão do Futuro oferece consultas oftalmológicas nas unidades de saúde conveniadas ao programa

No dia 23 de junho, sábado, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza, em parceria com a Secretaria da Saúde e o Fundo Social de Solidariedade, o terceiro mutirão do programa Visão do Futuro de 2012 voltado a alunos do Ensino Fundamental das escolas estaduais da capital. A estimativa é que 3.930 estudantes, com idades entre 6 e 7 anos, passem por consultas oftalmológicas nas unidades de saúde conveniadas. Ao longo do ano, serão realizados cinco mutirões, que devem atender mais de 20 mil alunos da rede estadual.
A ação acontece das 8h às 17h no Hospital Cema, na Mooca; na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Vila Buarque; na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na Vila Mariana; no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, no Ipiranga; no Instituto Suel Abujamra, na Aclimação; e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste - Santa Marcelina, em Itaquera.
Os alunos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro da Secretaria da Educação. Os estudantes e seus pais terão transporte e lanche fornecidos pela Pasta.
Durante os mutirões, as crianças terão o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolverão atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde.
Todos os estudantes encaminhados para o mutirão passaram por testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Na triagem, foram selecionados os que apresentaram dificuldades para leitura. Também foram encaminhados para as consultas os alunos que já usam óculos há mais de um ano. Após a avaliação, caso haja necessidade, as crianças receberão gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.
Sobre o programa Visão do Futuro
Criado em 2009 pelo Fussesp em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.
O programa é destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo