CTE promove evento “Edifícios Altos do Brasil” com foco em inovação, desempenho, qualidade, segurança e sustentabilidade

Diversos temas serão discutidos e a importância do Ranking dos Prédios Altos do Mundo,

 Acompanhados de apresentação de cases

Nos dias 18 e 19 de agosto de 2025, o evento "Edifícios Altos do Brasil" reunirá especialistas para debater os principais desafios e avanços técnicos, ambientais e sociais relacionados à construção de arranha-céus no país. O encontro tem como público-alvo toda a cadeia produtiva da construção civil: executivos, diretores, especialistas, fabricantes de materiais e equipamentos, startups, profissionais da engenharia, arquitetura e do setor imobiliário. A proposta é discutir os rumos da verticalização urbana no Brasil sob uma perspectiva inovadora e responsável.

Idealizado pelo CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), que celebra 35 anos de atuação, o evento tem correalização do Cubo Itaú e da MPD Engenharia, com apoio da Talls Solutions e do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados. A curadoria técnica tem assinatura de Roberto de Souza (CEO do CTE), Stéphane Domeneghini (diretora executiva da Talls Solutions) e Daniel Toledo (CEO da KVA). O encontro ainda conta com o apoio institucional do CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), referência internacional sobre o tema.

Durante dois dias de imersão técnica, o evento apresentará um conteúdo qualificado com palestras, painéis e estudos de caso nacionais e internacionais. "Conectar o setor da construção para refletir sobre os pontos críticos para a construção de edifícios altos é o nosso objetivo. Abrir o debate, envolver especialistas e garantir a expansão do conhecimento é o caminho para a evolução do setor", afirma Roberto de Souza, CEO do CTE.

A verticalização das cidades é uma realidade crescente no Brasil, que exige atualização constante dos agentes do setor em relação a novas metodologias construtivas, segurança, regulações e tecnologias. Trata-se de uma tendência que não apenas transforma a paisagem urbana, mas também impõe responsabilidades ambientais e sociais. "Construir para cima é uma resposta natural à densificação urbana. Mas isso precisa ser feito com visão de futuro, responsabilidade e inovação. O desafio não é apenas vencer a gravidade, mas também entregar edifícios sustentáveis, eficientes e alinhados aos valores do nosso tempo", reforça Roberto.

O CTE atua hoje com forte protagonismo em três frentes: Gestão e Qualidade; ESG e Sustentabilidade; e Inovação e Capacitação Profissional. A empresa possui cerca de 40% de participação no mercado nacional de certificações ambientais e está envolvida em diversos empreendimentos emblemáticos do país. “De acordo com o mapeamento do CTBUH, o Brasil ocupa hoje o 15º lugar no ranking mundial de edifícios altos (150m+), com 94 empreendimentos em construção e 54 em fase de projeto. ”, finaliza Roberto sobre os empreendimentos brasileiros.

A programação inclui os temas , abaixo:

  •  Inovação e Altura – Um novo viés para a construção no Brasil – Bob de Souza
  •  A importância de atuar em Ecossistema – Paulo Costa
  •  Edifícios Altos – Panorama mundial e o posicionamento brasileiro – Shelley Finnigan

·         Conceitos e Desafios Estruturais – Case Senna Tower

·         Soluções Estruturais no Mundo Aplicáveis ao Brasil

·        Soluções Estruturais Brasileiras

·        Visão da Arquitetura Brasileira para Edifícios Altos - Case Peugeot – Roberto Aflalo

·        Soluções inovadoras na Arquitetura e Transportes Verticais - Case Chapultepec Uno

·        Desafios da Arquitetura para Edifícios Altos

·        Água e Fogo - Projetos de Hidráulica e Segurança contra Incêndio em Edifícios Altos

·        Desafios da Ventilação de Pressurização Mecânica em Prédios Altos

·        Comissionamento técnico - Controle de qualidade de Sistemas Complexos

·        Apresentação do Chapter Brasil - CTBUH

·        Do projeto ao Desempenho da Fachada - Case Vista Cyrela by Armani Casa

·        Desempenho Estrutural das Fachadas - Case The One – Marcelo Luiz Mangolt / Crescencio Petrucci

·        Zoneamento vs desempenho da verticalização - Case Bixiga em SP

·        Mata Maravilha - Urbanização do Porto do Rio de Janeiro – Isaac Safdie

·        ESG e Certificações Ambientais – Adriana Hansen

·        Edifícios Altos em Climas desafiadores: Desempenho Aerodinâmico e Estratégias de Projeto – John Kilpatrick

·        Edifícios Altos | Panorama sobre segurança

·        A Nova NBR 6123: Atualizações em Ações do Vento para Edifícios Altos no Brasil

·        Edifícios Altos – Case Parque Global – Luciano do Amaral

·        Edifícios Altos – Case Titanium – Gustavo Simas e Bruno Pereira

·        Edifícios Altos - Case City Park – Rodrigo Leite

Serviço:
Evento: Edifícios Altos do Brasil
Data: 18 e 19 de agosto de 2025
Horário: 9h00 às 18h00
Local: Cubo Itaú – Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olímpia, SP
Ingressos: clique aqui

Sobre o CTE
O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações completa 35 anos em 2025, consolidado como uma das principais consultorias em qualidade, sustentabilidade e inovação para a construção civil. Por meio da unidade CTE Enredes, promove eventos técnicos, capacitação e conexão para transformação do setor com foco em construções sustentáveis, inteligentes e de alta performance.

O CTE Enredes é uma das unidades de negócios do CTE, promove Inovação, Conexão e Capacitação para o setor da construção e se posiciona como a coordenadora do evento Edifícios Altos do Brasil e de vários outros eventos de perfil técnico de impacto para a Engenharia e Arquitetura, sempre com o olhar apurado sobre a inovação aplicável de imediato para a evolução das empresas da construção.


Fonte: assessoria de imprensa