Hospitais privados vão reforçar SUS
com serviços especializados em troca de abatimento de dívidas
Parceria inédita permitirá que instituições privadas e filantrópicas recebam créditos financeiros para abater débitos com a União, ao atenderem pacientes do SUS em áreas como oncologia e saúde da mulher.
#noticiamed
.jpg)
Hospitais privados e filantrópicos poderão prestar serviços especializados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, em contrapartida, receber créditos financeiros para quitar dívidas com a União. A medida, anunciada pelos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Haddad (Fazenda), faz parte do programa Agora Tem Especialistas e tem potencial de injetar até R$ 2 bilhões anuais em atendimento especializado. A iniciativa visa ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias em áreas prioritárias como oncologia, cardiologia e ginecologia, reduzindo o tempo de espera dos pacientes.
A adesão é voluntária e condicionada à comprovação da capacidade técnica dos hospitais. Os créditos serão usados a partir de 2026 e os atendimentos iniciam em 2025. Entre os benefícios estão a redução de juros e multas e moratória de seis meses. A distribuição regional dos serviços e critérios mínimos garantem transparência e equidade na oferta.
Crédito / Fonte:
Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde.