Rosatom apresenta reatores modulares de pequeno porte em conferência em Salvador
iBEM 2025" reuniu cerca de 3.000 participantes de 26 países para discutir o futuro da energia
O diretor da Rosatom América Latina Ivan Dybov participou de um dos principais eventos de negócios no Brasil – o International Brazil Energy Meeting iBEM 2025. O evento aconteceu em Salvador e reuniu cerca de 3.000 participantes de 26 países, que discutiram questões-chave de fornecimento de energia, desenvolvimento sustentável e implementação de tecnologias inovadoras.
O representante da gigante nuclear russa falou sobre as novas tecnologias no campo dos Reatores Modulares de Pequeno Porte (SMRs), que podem resolver o problema de déficit de energia em regiões isoladas da Amazônia, por exemplo.
Os SMR são uma das maiores promessas do setor nuclear. Essas soluções são voltadas para o fornecimento ininterrupto de energia limpa para territórios remotos. "A tecnologia está pronta para satisfazer a crescente demanda por energia confiável em áreas críticas, como data centers, onde a estabilidade e a segurança são vitais'', destacou Ivan Dybov.
Usinas flutuantes
A estatal russa Rosatom possui tecnologias de referência para a construção de usinas de pequena potência, com plantas fixas ou flutuantes. A única central nuclear flutuante do mundo, a Akademik Lomonosov, está em operação no distrito autônomo de Chukotka, no nordeste da Rússia. Também está em construção um SMR em Yakutia, também na Rússia, com base no moderno reator RITM-200. O projeto se baseia na longa experiência de operação de pequenos reatores em embarcações da frota de quebra-gelos nucleares russa, operada pela Rosatom.
Os SMRs se destacam pela compacidade e modularidade, período reduzido de construção e altos padrões de segurança.
Tecnologia global
Em 2024, a Rosatom assinou com o Uzbequistão o primeiro contrato de exportação para a construção de uma usina nuclear de pequena potência. O contrato prevê a construção na região de Djizak de um SMR com capacidade de 330 MW (seis reatores de 55 MW). Em março de 2025, também foi assinado um acordo intergovernamental sobre a construção de uma usina nuclear de pequena potência entre a Rússia e Mianmar.
A Rússia fortalece sistematicamente a cooperação com Estados amigos, com a implementação de grandes projetos energéticos conjuntos. A Rosatom e suas divisões participam ativamente deste trabalho.
Ibem
O Encontro Internacional de Energia do Brasil (iBEM) é uma das maiores conferências no campo da energia na América Latina. Ela é realizada anualmente e reúne especialistas, peritos e representantes de empresas que atuam no setor energético. O encontro fornece uma plataforma para troca de experiências, discussão de novas tecnologias e tendências, assim como o estabelecimento de relações de parceria.