Qual a ligação de infecções dentárias com doenças cardíacas?


A dentista Karina Moreno explica a importância do diagnóstico odontológico em casos de endocardite

Estudos mostram que infecções dentárias e cardíacas podem ter mais ligação do que imaginamos. Isso se dá pela semelhança de bactérias presentes em infecções cardiovasculares com as presentes em infecções bucais, como abcessos odontológicos e doenças periodontais. 

Tais bactérias também podem ser localizadas no revestimento interno do coração quando há o diagnóstico de endocardite bacteriana aguda, doença causada pela inflamação do endocárdio. 

Nos casos odontológicos, a contaminação bacteriana pode surgir na parte de sustentação dos dentes, onde forma-se uma bolsa com bactérias incomuns na nossa microbiota quando há infecções bucais mal tratadas.

A partir disso, profissionais de saúde indicam a examinação da saúde bucal dos pacientes com esse diagnóstico. “Em alguns casos, essa avaliação pode necessitar até mesmo da extração de dentes, pois essa infecção ativa pode contribuir para a complicação do caso por ser um foco de bactérias em desenvolvimento”, explica Karina Moreno, formada em Odontologia pela USP.

A doutora também pontua que devemos ter atenção com a evolução das infecções na arcada inferior para Angina de Ludwig, que de acordo com sua dissipação, pode alcançar a região da garganta, causando edema e em alguns casos, levando a óbito pelo fechamento da traqueia. Karina finaliza reiterando a importância da opinião odontológica nesses casos e da avaliação completa do paciente, sobretudo em quadros mais graves.


Serviço: https://www.instagram.com/dra.karinamoreno/

Fonte: assessoria de imprensa