Temporada 1 de Vanessa Sap 

Uma comunidade plural e anárquica encontra-se no Centro de Emagrecimento Ingatori para assistir à semifinal da Copa de 2014.

Enquanto os frequentadores testemunham o fiasco histórico do 7 x 1, flashbacks narram suas trajetórias individuais: embora tenham personalidades muito distintas, o excesso de quilos parece unificar suas identidades; como se obesidade fosse um gigante rótulo padronizador.

Os próprios sobrepesados brincam: um magro que habita um corpo gordo é um trans? E uma alma rica que nasceu num físico de pobre?

Ainda mais inesperada que a desventura da seleção brasileira é a improvável descoberta ocorrida na Clínica ao final do segundo tempo.

Como se uma bola de futebol espatifasse o espelho em que a sociedade se enxerga: “gordofobia” e “classemediofobia” serão apenas alguns dos cacos.


Ficha técnica:

Obra: Temporada 1 

Autora: Vanessa Sap 

Editora: Editora Labrador (24 Agosto 2021)

Idioma: ‎ Português

Número de páginas: ‎ 132 páginas


Críticas:

‘’A autora transita no cerne dos conflitos humanos e seus desdobramentos recheados com um humor sagaz e delicioso!! Além de escrever e descrever com primazia artística, a trilha sonora proporciona uma experiência inédita com boas risadas e reflexões! Adorei!’’, comenta Aline.

Já Ernesto diz, ‘’o livro zoa geral. Rico e pobre, magro e gordo, machista e feminista, inteligentes e burros. A mina é ardida!’’.

Esses são alguns dos comentários do livro ‘’Temporada 1’’ na página da Amazon, e o mesmo está para ser  um dos best-sellers deste ano da plataforma, com negociações para sair nos streamings.

No mês de outubro, no dia 11, foi celebrado o Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, mas a data, além de trazer consciência sobre a saúde, traz grande oportunidade de debate sobre a sociedade gordofóbica que vivemos.

Nesse nicho, Vanessa Sap, autora do livro ‘’Temporada 1’’ pega pesado no tabu. Numa obra que esmiúça o tema numa perspectiva inédita, intercalam-se risos frutos do humor mordaz à reflexão sobre o impacto da silhueta no dia-a-dia.

A ficção é retratada no Centro de Emagrecimento Ingatori durante a semifinal da Copa de 2014. Enquanto os frequentadores testemunham o fiasco histórico do 7 x 1, flashbacks narram suas trajetórias individuais: embora tenham naturezas distintas, todos têm alguma identificação causados pelos quilos a mais e suas dificuldades.

A escritora afirma que o livro deriva de um ativismo por uma sociedade mais tolerante e sem a pressão sobre o peso alheio. “Quem quiser que fique magro. Muito magro”, comenta Vanessa.

A fala da escritora vem em um momento crítico no Brasil, onde segundo dados de pesquisa realizada pela Skol Diálogos em parceria com o Ibope, 92% dos brasileiros dizem ter preconceito contra a gordofobia. Destes, apenas 10% assumiram que são realmente gordofóbicos, mostrando assim que realmente vivemos em uma sociedade onde ser gordo ainda é mal visto.

Vanessa dispõe não só das páginas do livro, mas como modo de viver o poder maior de qualquer ser humano: ser o que quiser ser. ‘’Quero poder ser gorda. Muito gorda”, diverte-se.

Por estar alinhado com o tema e sempre preocupados em divulgar autores de excelência, a Livraria da Vila fará uma ação em suas lojas, disponibilizando áreas selecionadas para o livro ‘’Temporada 1’’, que promete ser o best-seller deste semestre.  A ação se inicia no dia 22 de outubro e vai até o dia 22 de novembro. 

Além da gordofobia, o livro esbarra em discussões bem atuais como racismo (aos antigos preconceitos somam-se novos, como a predileção por magros), dependências (comida sendo apenas um deles) e machismo - as cobranças por aparência ainda são muito mais corrosivas para mulheres.

Vanessa Sap arremessa uma pedra no espelho em que a sociedade se enxerga: “gordofobia”, e “classemediofobia” são apenas alguns dos cacos.

Texto de crítica e fonte: assessoria de imprensa