Bureau Veritas leva selo Safeguard ao setor da educação para retomada das atividades e certifica a fundação Liceu Pasteur 

Certificação evidencia que medidas de saúde e segurança são adotadas para que estudantes tenham ambiente de tranquilidade para aprender e profissionais possam atuar com confiança

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação, certifica as duas unidades de ensino da Fundação Liceu Pasteur com o Safeguard, que reconhece a escola como ambiente seguro contra covid-19. O ambiente educacional exige tranquilidade para que os profissionais possam atuar com confiança e os alunos possam se concentrar para aprender e o selo certifica que as medidas de proteção contra o coronavírus estão adotadas, os profissionais treinados e as famílias orientadas pela instituição.

“As crianças e adolescentes têm sido muito impactados com tanto tempo de afastamento de seus ambientes de aprendizagem e de relacionamento social. As escolas são equipamentos de desenvolvimento individual e de socialização e especialistas vem se pronunciando sobre a sua importância especialmente com a segunda onda de pandemia chegando na Europa”, analisa José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas. “A chegada do Safeguard ao setor da Educação permite a retomada desse processo de desenvolvimento dos alunos, mas com foco na segurança também dos profissionais que atuam nas escolas.”

“O Liceu franco-brasileiro de São Paulo, Liceu Pasteur, está plenamente preparada para receber nossa comunidade escolar com a obtenção do selo Safeguard, que garante o cumprimento dos protocolos sanitários exigidos para proteger a saúde de todos”, declararam, o Diretor do Lycée Pasteur, ao qual associa-se o Diretor geral da Fundação; "Agradecemos a todas as equipes pelo seu investimento, aos pais que se voluntariaram para esta reflexão inovadora conjunta e dinâmica, bem como ao Bureau Veritas pelo seus conselhos e comprometimento" completam.

Para obtenção do selo, o Liceu adotou medidas sanitárias e de treinamento das medidas preventivas. As aulas presenciais são ministradas de forma voluntária para os alunos e eles têm acesso ao conteúdo na plataforma on-line da escola; aqueles que preferem assistir presencialmente contam com toda estrutura de saúde e segurança contra covid-19. A capacidade de ocupação das dependências foi reduzida para manter a distância segura entre estudantes nas aulas presenciais e os horários foram alterados para evitar concentração de estudantes no início e término de aulas, assim como os intervalos foram suspensos. O uso de máscaras de proteção é obrigatório e todos os profissionais da escola ganharam EPIs também para utilização permanente. Todos os ambientes internos oferecem álcool em gel e são mantidos com portas e janelas abertas para ventilação natural e impedimento de toque em maçanetas e fechaduras, além dos bebedouros estarem interditados e a água passar a ser distribuída de forma individual. A escola conta com piso sanitizador e a higienização também foi intensificada, especialmente nos banheiros, desinfectados a cada três horas.

Treinamento na comunidade escolar também foi priorizado. Todos os colaboradores da escola receberam capacitação sobre as novas medidas e procedimentos e as famílias receberam uma cartilha com orientações de segurança e esclarecimentos. A escola assumiu os custos de táxis para uso individual pelos colaboradores em horários de pico para que possam evitar transportes públicos e fornece exames de forma rápida e gratuita para os funcionários. No caso de sintomas, o colaborador é afastado automaticamente por 14 dias.

O processo de certificação Safeguard inicia com a consultoria de equipe especializada do Bureau Veritas e o selo é concedido após uma visita agendada para checagem do cumprimento dos protocolos definidos pela certificação. A escola recebeu um kit de sinalização que é exposto ao público, informando que o ambiente é seguro, além de um QR Code para que todos possam consultar a validade do selo e acessar o canal para denúncias do Bureau Veritas. A renovação do selo acontece com visitas sem aviso prévio.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 5,1 bilhões de euros, o Bureau Veritas está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes com suas cinco divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura e Power & Utilities. Com mais de 5 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br.


Fonte: assessoria de imprensa