Associação Nacional de Restaurantes e Bureau Veritas
 fazem parceria para certificação Safeguard

Selo oferece confiança para bares e restaurantes, orientando e comprovando boas práticas de saúde contra a covid-19 para empreendedores poderem reabrir suas portas com segurança

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e o Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), assinaram uma parceria para a certificação Safeguard. O setor de bares e restaurantes foi um dos mais impactados pela covid-19 no Brasil e a reabertura de suas portas exige cuidados para a saúde de clientes, empregados e proprietários. O selo certifica que as empresas adotaram todas as medidas preventivas exigidas e específicas para atuarem com segurança. A ANR reúne 400 associados, responsáveis por mais de 8 200 estabelecimentos em todo o país, que, com a parceria, ganham condições especiais de pagamento para se adequarem ao novo cenário econômico e sanitário. A certificação conta com avaliações presenciais conduzidas por avaliadores qualificados e capacitados no segmento.

“A adoção do Safeguard é uma maneira de mostrar que o local adota medidas de prevenção à covid-19, auditadas por uma empresa de reconhecida seriedade. Essa mobilização por parte do setor é fundamental para iniciar uma retomada das atividades sem colocar os públicos envolvidos em risco”, afirma Alberto Lyra, diretor executivo da ANR.

 “A pandemia está transformando diferentes setores e os empresários precisam reagir com agilidade para garantir a qualidade e a segurança nos empreendimentos. Cada segmento de negócio tem suas especificidades e o Bureau Veritas atua de forma estratégica, oferecendo sua experiência de quase 200 anos em mais de 140 países para apoiar as sociedades a se adaptarem a cada nova realidade”, destaca José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.

O Safeguard certifica que foram adotadas as práticas de segurança nos bares e restaurantes. São medidas de distanciamento social, de higiene, limpeza e desinfecção do espaço físico, práticas de manipulação, armazenamento e preparo de alimentos, equipamentos usados por equipes, como luvas e máscaras, e especificações de cozinha. É recomendado o uso de sistemas de pagamento contactless para evitar ao máximo o contato dos clientes com dinheiro ou máquinas de cartão, mas os colaboradores do restaurante precisam estar treinados para desinfecção contínua dos equipamentos e para se higienizar após o recebimento do dinheiro quando o cliente não dispor de outra forma de remuneração. Precisam ser inseridas, no dia a dia da empresa, rotinas que tornem o pagamento seguro contra riscos de contágio.

Os clientes podem verificar se o restaurante que escolheram estão certificados e a validade do selo por meio do QRCode que a empresa recebe e deve deixar em local visível ou pelo site acessível no link www.bvsafeguard.com.br. Neste endereço, qualquer pessoa também pode procurar um restaurante certificado com o Safeguard para frequentar opções mais seguras de alimentação.

Atuação da entidade
A ANR tem atuado de forma consistente para que a reabertura de bares e restaurantes aconteça da maneira mais segura possível em todo o país. Além do selo de certificação, a entidade lançou recentemente o Protocolo de Procedimentos de Boas Práticas para a Retomada das Operações de Restaurantes, Bares e Lanchonetes Pós-covid-19, mais completo manual oferecido até hoje para a retomada das operações do setor.  

O conteúdo tem a participação de alguns dos maiores especialistas do país em Vigilância Sanitária.  Todos indicaram boas práticas que serão essenciais para a correta higienização de ambientes, equipamentos e utensílios, a fim de garantir o resguardo da saúde de colaboradores e clientes.

"Questões de saúde e segurança sempre foram prioritárias para restaurantes, porém, por conta da pandemia, esses pontos ganham ainda mais relevância. Adaptações na rotina de trabalho são, e ainda serão, constantes por um bom tempo para os estabelecimentos do setor. Sem os devidos cuidados e sem garantias de prevenção aos clientes, a retomada e a recuperação seriam ainda mais complicadas", conclui Lyra.

Sobre a ANR
A Associação Nacional de Restaurantes é uma entidade de âmbito nacional, que representa empresários e colaboradores do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de classe e junto à sociedade em geral. Além disso, contribui para o desenvolvimento dos negócios do setor e auxilia na permanente capacitação de profissionais para o segmento. Os associados da ANR reúnem hoje mais de 9 mil pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes, franquias e grandes redes de alimentação.

Sobre o Grupo Bureau Veritas
O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas cinco divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura e Power & Utilities. Com mais de 5 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br


Fonte: assessoria de imprensa